terça-feira, 30 de julho de 2013

O AMAPÁ: UM ESTADO DE FUTURO, COM MUITAS BELEZAS NATURAIS AINDA POUCO CONHECIDAS

           "Eia! Povo destemido Deste rincão brasileiro, Seja sempre o teu grito partido De leal coração altaneiro. Salve! Rico torrão do Amapá, Solo fértil de imensos tesouros, Os teus filhos alegres confiam Num futuro repleto de louros. Estribilho Se o momento chegar algum dia De morrer pelo nosso Brasil Hão de ver deste povo à porfia (bis) Pelejar neste céu cor de anil. Eia! Povo herói, varonil Descendente da raça guerreira, Ergue forte, leal, sobranceira A grandeza do nosso Brasil Salve! Rico torrão do Amapá..." (Hino do Amapá)
           Após análise de fatores e conjunturas políticas e econômicas, sem nenhuma interferência ideológica ou partidária, arriscamo-nos a afirmar que o Amapá é um Estado que caminha para superar barreiras e melhorar consideravelmente em todos os sentidos nos próximos anos. E explicamos por que assim pensamos. Muito embora saibamos que muita gente talvez não concorde conosco, entendemos que as sucessivas Operações da Polícia Federal tiveram o mérito de despertar a atenção do povo do Amapá, que inteligentemente tende a afastar do comando da política local os políticos que não estejam comprometidos com a ética, a honestidade e melhores práticas de gestão.

           Por sua vez, apesar das dificuldades iniciais e da natural tendência a sofrer retaliações por parte de políticos da oposição, o atual Governo Estadual vem tomando decisões corajosas que tendem a render bons dividendos num futuro não muito distante. E isso é fácil de comprovar. Como todos sabem, um dos maiores filões da corrupção consiste nas fraudes nas licitações, que resultam em compras e contratações de serviços superfaturados, inviabilizando os investimentos indispensáveis em áreas prioritárias como Saúde, Educação e Segurança Pública.

Vencer esse círculo vicioso não é uma tarefa fácil para nenhum Governo, uma vez que os processos licitatórios ocorrem dentro das Secretarias e Órgãos, cujos gestores são políticos que não abdicam facilmente da prerrogativa de manter sob seus comandos a realização das licitações das compras e contratações de serviço a cargo da Secretaria ou do Órgão que dirigem. A certeza de que as coisas caminham na direção certa é que o Governo, em perfeita sintonia com os anseios do povo, decidiu centralizar todas as licitações para compras e contratações de serviço no âmbito da Procuradoria Geral do Estado, que em parceria com a Procuradoria-Geral do Estado do Ceará, está preparando profissionais para que conduzam os processos licitatórios com total observância das normas que regulamentam a matéria e a mais absoluta transparência dos procedimentos, visando evitar manobras prejudiciais aos interesses do Estado.

           Com a criação da Central de Licitações, cujo funcionamento ocorrerá brevemente, o Governo do Estado deu um golpe de morte na corrupção. Com a economia que o Estado terá com as compras e as contratações de serviço, certamente haverá sobra de recursos para investir nas áreas carentes de investimentos, com prováveis melhoras na qualidade dos serviços de Saúde, Educação e Segurança Pública. E não é só isso. Em razão das inadimplências com Órgãos Federais, o Estado do Amapá há muito tempo estava impedido de ter acesso a crédito dos Bancos Públicos e de Convênios com Ministérios e Instituições Federais. Essa barreira, como é natural, limitava ainda mais a já reduzida capacidade de investimento do Estado.

           Com a solução dos problemas da inadimplência, o Estado do Amapá teve acesso a créditos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e à Caixa Econômica Federal – CEF, recuperando, assim, a sua capacidade de investimento em infraestrutura e na compra de equipamentos indispensáveis a um melhor funcionamento da rede Pública de Saúde, da Educação e da Segurança Pública, além de equacionar as deficiências no sistema elétrico, indispensável para que o Estado receba investimentos privados necessários para a geração de empregos e riquezas. Com as medidas acima referidas, e mais algumas outras que estão sendo adotadas, não fica difícil concluir que o Estado do Amapá terá dias melhores num futuro não muito distante.
           Além do mais, temos acompanhado com satisfação o esforço do Governo do Estado do Amapá no sentido de dinamizar a atividade agropecuária, notadamente no que diz respeito à agricultura familiar. Com esse tipo de trabalho, além de colaborar para a melhoria da condição de vida de um importante segmento da sociedade, o Governo dá um passo muito relevante para o crescimento da economia local, ainda muito dependente de produtos de outros Estados. E isso, indiscutivelmente, é da maior relevância. Quando produzimos aqui, além de gerarmos empregos e renda para um determinado segmento de pessoas que lidam diretamente com a atividade produtora, avançamos noutras atividades, uma vez que, em vez de enviarmos dinheiro para fora, comprando mercadorias produzidas noutros estados, fazemo-lo circular no comércio local, com efeitos altamente positivos para a nossa economia, que cresce, gerando mais empregos e renda.

           E não tenham dúvidas de que o Estado do Amapá tem um enorme potencial para avançar, principalmente depois da conclusão das obras da BR 156 e da ponte sobre o rio Oiapoque, que abrirão ótimas perspectivas para a exportação dos nossos produtos. Os Estados de Goiás e Mato Grosso, não faz muito tempo, eram o que é hoje o Estado do Amapá. E o crescimento do agronegócio daqueles estados deu-se por força de investimentos em pesquisas, abertura de estradas, crédito rural subsidiado, política de preços mínimos e assistência técnica e extensão rural.
E isso o Governo do Estado do Amapá já vem fazendo com o PROAMAPÁ Rural, através da Secretaria de Desenvolvimento rural – SDR. Confiram o que encontramos no site do Governo do Estado – Agência Amapá de Notícias: “Está confirmada para esta quinta-feira, 28, a abertura da 25ª Expofeira do município de Amapá (Agropesc), que este ano terá investimento do Governo do Estado na ordem de R$ 1,5 milhão. Além da geração de emprego e entretenimento, o segundo maior evento agropecuário do Amapá vai contar com Pavilhão da Agricultura Familiar, Pavilhão de Artesanato e Moveleiros, Sítio PROAMAPÁ Rural (área demonstrativa do Protaf, cultivo protegido, minipomar, plantas medicinais, hortas suspensas, indústria de ração e galinheiro), além, é lógico, de exposição e comercialização de animais. Diferente dos anos anteriores, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) inovou colocando o Espaço Institucional, com área destinada ao Governo do Amapá e municípios de Amapá, Calçoene, Oiapoque e Tartarugalzinho, além de instituições financeiras como o Banco da Amazônia e Agência de Fomento do Amapá e, é claro, as tradicionais barracas populares, lanchonetes e bares, Pavilhão de Ação + Cidadania, Pavilhão de Ação + Saúde, Campanha Lei Seca e, pela primeira vez, um parque de diversão.” 

           Como podemos ver, com esse tipo de iniciativa, o Governo incentiva a atividade pesqueira e o produtor rural. E isso é louvável.
Vejamos ainda outras notícias publicadas no site da Agência Amapá de Notícias: “Segundo a secretária de Desenvolvimento Rural, Cristina Almeida, a programação atende os principais aspectos de fomento econômico, cultural e histórico levado ao município de Amapá. ‘Será uma grande festa para os amaparinos, em especial os produtores do agronegócio e os pescadores dos municípios adjacentes, como Tartarugalzinho, Pracuúba e Calçoene, que devem buscar informações sobre linhas de crédito, gastronomia, entretenimento e artesanato’, comentou Cristina Almeida. De acordo com a comissão realizadora, a expectativa do Governo do Amapá é de que o evento gere dois mil empregos diretos e indiretos, além de 186 pecuaristas que já garantiram espaços de negócios, bem como a participação de 18 peões de rodeio de 12 municípios do Amapá e seis de outros estados. Conforme o presidente da Associação de Criadores e Vaqueiros do Amapá (ACVAP), José de Arimateia, essas atividades, além de possibilitarem o desenvolvimento, fazem com que os vaqueiros de várias regiões do Amapá e de estados do Norte possam conhecer a cultura do Amapá.”

           Precisamos ter em mente ainda que o Estado do Amapá tem um enorme potencial para explorar com êxito, além da atividade agrícola, atividades como a pesca e o extrativismo, dada as suas naturais peculiaridades. Para que isso aconteça, no entanto, devemos acreditar no Governo e colaborarmos com ele, pois só assim teremos o Amapá que queremos.

Nenhum comentário: