sábado, 27 de julho de 2013

O SERVIÇO PÚBLICO. UM ASSUNTO QUE PRECISA SER REPENSADO

           "No Brasil há corrupção É político que não liga para a educação E a população só reclama e eles acham que tem a razão Mas é a vida, Um país injusto, Crescimento desordenado das cidades Causa poluição,destruição Mais sujeira! Desorganização É a palavra que podemos definir O grande crescimento E os gastos do governo. Eles fazem isso sem pensar, E as pessoas acreditam no melhor, Mas na verdade, o que acontece é o pior!"
           Quase sempre fico pensando no que será do nosso país daqui alguns anos. Não é segredo para ninguém que nós vivemos num país que arrecada muito e oferece muito pouco em troca. Em sendo assim, algo está errado. A qualidade do serviço público é hoje um tema da moda, tanto que foi amplamente levantada nas últimas manifestações de rua. E não é para menos.

           De fato, o serviço público prestado à população no Brasil deixa muito a desejar. E isso ocorre nos serviços básicos que devem ser prestados por todas as esferas de Governo e em todos os Poderes. E a questão mais intrigante: o que fazer para melhorá-lo? Uma coisa é certa: como está não é possível continuar por muito tempo, uma vez que o povo já deu demonstração de que não aguenta mais, principalmente quando envolve as áreas de Saúde e Segurança Pública. Quanto à Educação, não vamos nem comentar, muito embora entendamos que se trata de uma atividade essencial e vital para qualquer povo que deseja o desenvolvimento do seu país e o crescimento do seu povo.

           Se o Governo deseja mudar e oferecer serviço público de qualidade aos cidadãos, precisa agir com profissionalismo. Não é possível cuidar de áreas essenciais como Saúde, Segurança Pública e Educação da maneira como se faz hoje. O mais intrigante no Serviço Público é que os servidores não são estimulados para o crescimento profissional. E assim afirmamos porque o servidor público não é estimulado ao crescimento através do seu próprio mérito.

           Com isso queremos dizer que deve haver estímulo para o desenvolvimento profissional, com a aplicação de mecanismos de avaliação de desempenho funcional para que os bons profissionais galgassem mais rapidamente postos maiores na hierarquia do órgão para o qual trabalha. Não faz nenhum sentido ser como é hoje, ou seja, quando não há nenhuma diferença entre o bom e o mau servidor. Hoje todos os servidores de uma determinada carreira ganham a mesma coisa e são promovidos com o mesmo tempo de serviço, independentemente de esforço. Desse modo, como ninguém vislumbra um futuro profissional mais promissor em razão do seu esforço, há, com raras exceções, uma tendência ao comodismo, com reflexos extremamente danosos aos interesses da coletividade.

           E essa prática não é nova. Pelo contrário. É secular. Muito embora muita gente não goste quando alguém fala sobre esse assunto, é incontestável o combate a essa praga do mau funcionalismo e da deficiente máquina administrativa do Serviço Público. Essa é uma realidade que um dia terá que mudar. Os governantes e servidores públicos precisam entender que o dinheiro gasto para a manutenção da máquina estatal sai do bolso do contribuinte, que começa a se impacientar com essa situação.

           Hoje já não temos nenhuma dúvida de que o reflexo disso nós veremos nas eleições do próximo ano. Feitas essas colocações, pedimos aos amigos que reflitam a respeito. E aqueles que estiverem de acordo, por favor divulguem, uma vez que só assim difundiremos a ideia.

Nenhum comentário: