sábado, 23 de novembro de 2013

ELOGIO DE DILMA A CIRO DESPERTA CURIOSIDADE DA PLATEIA

"Após fechar acordo de cessar-fogo com Eduardo Campos, o ex-ministro Ciro Gomes (PSB) elevou o tom das críticas ao Governo Federal e já acena com apoio à eventual candidatura presidencial do governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB. Para Ciro, a gestão Dilma é 'muito ruim' e a economia do País se 'deteriora' de 'forma rápida e grave', com possíveis consequências nas urnas em 2014." (O Povo online, de 19/06/2013).
Com a saída do PSB e a decisão de permanecer na base de apoio a presidente Dilma, o grupo político do ex-Ministro Ciro Gomes adquiriu mais força no Governo do PT, podendo aquele voltar brevemente a ocupar um Ministério. E bom seria que o ex-Ministro retornasse para a pasta da Integração Nacional, porque só assim, poderíamos ter a esperança de ver concluídas as obras do projeto de transposição das águas do Rio São Francisco, uma vez que ele é competente e tem compromisso com a causa. E isso não é improvável que aconteça, dadas as informações que encontramos no site do Jornal Diário do Nordeste. Senão vejamos: “As especulações de que o atual secretario estadual da Saúde, Ciro Gomes (PROS), poderá assumir um ministério ainda no atual Governo da presidente Dilma Rousseff (PT) ganharam força após a presidente abrir seu discurso, na solenidade da manhã de ontem, no Centro de Fortaleza, com elogios diferenciados" Segundo ainda o Jornal, a presidente teria afirmado: “Vejo Ciro como um homem de coragem, um homem de perseverança e um excelente gestor. Ele é, sobretudo, um homem de imensa dignidade e íntegro. Mesmo que ele não seja extremamente doce, ele é, de fato, uma pessoa de muito bom coração. Para mim, ele sempre será isso". Hoje não temos mais nenhuma dúvida de que Ciro e Cid Gomes são as principais armas de que dispõe a presidente Dilma para enfrentar a força de Eduardo Campos no Nordeste, considerando que se trata de políticos com liderança que extrapola as fronteiras do Ceará. Ninguém mais duvida da opção do Governado do Ceará e do ex-Ministro Ciro para as eleições do próximo ano. E isso restou claro na entrevista de Cid Gomes concedida a Revista Veja desta semana. Reforçam ainda esse entendimento as informações prestadas pelo Jornal Diário do Nordeste. Confiram: “O evento no Centro de Fortaleza, no fim da manhã de ontem, onde a presidente, em mais uma oportunidade, trocou o nome do prefeito Roberto Cláudio por Antônio Cláudio, gerando um certo constrangimento momentâneo, também chamou a atenção para os riscos apontados pela oposição, no Ceará, de que essas solenidades realizadas para o anúncio de investimentos podem ser transformadas em palco para a pré-campanha eleitoral.
Em um dos momentos do discurso do governador Cid Gomes, por exemplo, ele assegurou a Dilma Rousseff que, diante de todos os investimentos, o povo cearense sempre irá dar apoio à presidente. ‘É por essa atenção ao Ceará que o povo cearense sempre lhe dará apoio e carinho’, garantiu o governador.” Como se vê, tudo leva a crer que a presidente Dilma terá o apoio do grupo político de Ciro e Cid no Ceará para a sua campanha pela reeleição no próximo ano, salvo se surgir algum imprevisto até lá. Uma coisa, no entanto, é certa: será difícil a manutenção da aliança política da eleição de 2010.
A esse respeito é relevante um artigo do Sociólogo Luiz Cláudio Ferreira Barbosa publicada no Blog do Eliomar. Eis o que diz o Sociólogo: “O governador Cid Gomes construiu o maior condomínio político-eleitoral da história política do Ceará, para apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), no próximo pleito eleitoral. O seu maior problema será administrar o segundo ou terceiro palanque nacional do candidato do Partido Republicano da Ordem Social, para o Governo do Estado do Ceará. A maioria dos aliados do governador Cid Gomes já tem uma aliança, com a presidente Dilma Rousseff (PT), como também com representantes dos partidos de oposição a nível nacional ao Planalto na sua base governista local. O seu arco de partidos da sua base eleitoral é algo em torno de 11 legendas partidárias, com representação no Congresso: PROS – PT – PP – PSD – PDT – SOLIDARIEDADE – DEM – PTB – PC do B – PPS. O PMDB fez parte das últimas alianças eleitorais dos aliados dos irmãos Gomes, mas a sua permanência ainda é uma incógnita na próxima coligação partidária governista, como cabeça de chapa para o cargo de governador. O Partido Popular Socialista até pouco tempo fazia parte do bloco de oposição ao governador Cid Gomes (PROS), pois no final de 2012, o empresário Alexandre Pereira foi convidado a fazer parte do Governo Estadual, atualmente ocupa o cargo de presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico. O PPS deverá ter uma candidatura própria ou irá apoiar o presidenciável socialista Eduardo Campos, já a nível estadual irá compor a coligação partidária do Palácio da Abolição. O Democrata deverá apoiar a eleição do candidato do governador Cid Gomes (PROS), na sucessão estadual de 2014. O DEM faz parte da aliança nacional de apoio ao presidenciável tucano Aécio Neves junto com o Solidariedade. O presidente estadual do DEM, o ex–deputado Moroni Torgan, já declarou que vai fazer parte da coligação partidária sob a liderança do PROS, mas mantém o apoio nacional ao PSDB. O governador Cid Gomes deverá permitir a construção de um segundo palanque nacional na coligação do seu candidato para o Governo do Estado do Ceará. O DEM e o Solidariedade já fazem parte da coligação nacional do PSDB e não irão fugir desse compromisso imposto por suas direções nacionais. O PPS poderá fazer aliança nacional com o PSB, por outro lado apoiará a eleição do candidato do PROS, na sucessão estadual.” Em razão de tudo que acabamos de ver, a conclusão a que chegamos quanto às alianças para a disputa do próximo ano é que muita coisa ainda pode acontecer. Agora é aguardar e torcer para que o povo consiga fazer as melhores escolhas.

Nenhum comentário: