sábado, 29 de março de 2014

A CORRUPÇÃO JOGA NA LAMA A CREDIBILIDADE DO BRASIL E PÕE EM RISCO A ESTABILIDADE POLÍTICA




            O descaso com a coisa pública no Brasil é tamanho que nada mais nos surpreende. O episódio da compra da refinaria de Pasadena, por um preço várias vezes maior do que o de mercado, só demonstra como as coisas funcionam no nosso país. É uma lástima. Parece que os nossos gestores pouco se preocupam com o destino do povo e do país. E pior: quando o povo pensava que com a eleição que levou o Partido dos Trabalhadores ao poder a corrupção iria acabar, estamos vendo no que deu. É triste, muito triste o que vem acontecendo. Sobre a decepção que o PT acarretou para muitos cidadãos, por entendermos relevantes, apresentamos a seguir uma matéria encontrada no site da Revista Veja, na coluna de Ricardo Setti, de autoria de Milton Simon Pires. Senão vejamos:  


Entender o tipo de deformação moral que vem sendo exercida pelo PT sobre a sociedade brasileira não é tão fácil quanto parece. Requer um exercício de entendimento que possa diferenciar imoralidade de amoralidade, que permita compreender como a primeira se transforma na segunda e que seja capaz de perceber, através do tempo, as modificações que ocorreram na história da corrupção no Brasil até a declaração de Rui Falcão. 

Não há aqui espaço para um retorno de 500 anos na nossa história. Mais fácil é aceitar, logo de saída, aquilo que qualquer político corrupto (principalmente os do PT) diz quando pego em flagrante: “isso não começou conosco”…

            De fato, mais uma vez fomos enganados. Ninguém compreende como o PT poderia se envolver em escândalos como o do mensalão e esse agora da Petrobras. E o mais revoltante é ouvir os dirigentes do partido afirmarem que "isso não começou conosco". Bela desculpa. Claro que todos nós sabemos que a corrupção no Brasil não começou com o PT, mas acreditávamos que com ele seria diferente. E pior ainda é quando os seus dirigentes têm a coragem de querer passar para o povo a falsa ideia de que no caso do mensalão tudo não passou de perseguição política, tentando desqualificar a denúncia do Ministério Público Federal e o julgamento do Supremo Tribunal Federal. E agora surgiu mais esse outro escândalo da Refinaria. Vejamos o que diz a respeito a Revista Exame Ed. 1062, p. 108:
  
“O lance mais dramático – pelo menos até agora – foi a prisão de um ex-diretor da companhia, o engenheiro paranaense Paulo Roberto Costa, suspeito de envolvimento com uma quadrilha de lavagem de dinheiro que movimentou mais de 10 bilhões de reais em pouco mais de uma década. Costa – demitido da Petrobras em abril de 2012, dois meses depois de Graça assumir a estatal – vinha sendo monitorado pela Polícia Federal por causa de suas relações com o doleiro Alberto Youssef, de quem ganhou um carro de presente, um Land Rover avaliado em 200.000,00 reais. Para a polícia, o doleiro é o verdadeiro dono da corretora Bonus-Banval, usada para pagar suborno aos mensaleiros. Já o ex-diretor da Petrobras é suspeito de ter utilizado os serviços de Youssef para receber e distribuir propina de fornecedores da estatal enquanto trabalhava lá.”




             A política brasileira atingiu o ápice no que diz respeito ao descrédito perante os cidadãos decentes do país. O surgimento de Lula e do PT foram acontecimentos que marcaram profundamente a historia do Brasil, notadamente porque coincidiram com a fase de decadência do Regime Militar de 1964. Ao longo do tempo, o PT defendeu as bandeiras da Reforma Agrária, Justiça Social, democracia plena, decisões participativas, e, principalmente, o combate à CORRUPÇÃO.

O PT foi criado em 10 de fevereiro de 1980, com uma áurea de credibilidade, uma vez que havia sido idealizado por dirigentes sindicais, intelectuais de esquerda e católicos ligados à Teologia da Libertação. O reconhecimento do partido pelo Tribunal Superior Eleitoral ocorreu em 11 de fevereiro de 1982. O partido é fruto da aproximação dos movimentos sindicais, como a Conferência das Classes Trabalhadoras (CONCLAT), embrião da Central Única dos Trabalhadores (CUT), grupo ao qual pertenceu o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, com antigos setores da esquerda brasileira. 

Inicialmente o PT rejeitava tanto as tradicionais lideranças do sindicalismo oficial, como também procurava colocar em prática uma nova forma de socialismo democrático, tentando recusar modelos já então em decadência, como o soviético ou o chinês. Significou a confluência do sindicalismo basista da época com a intelectualidade de Esquerda antistalinista. Na opinião de muitos eleitores esclarecidos, o PT havia nascido para mudar a trajetória do Brasil, uma vez que contava com o aval da Igreja, de intelectuais e de movimentos sindicais, que o credenciava para ter o apoio de segmentos da sociedade como servidores públicos, bancários, metalúrgicos, dentre outros. Segundo ainda a matéria da coluna de Ricardo Setti: 

“Talvez esse primeiro aspecto, essa insistência coletiva na noção de “perenidade” da corrupção… de característica “inerente” à nossa cultura política (que emerge cada vez que se fala em corrupção) seja o primeiro e o mais dramático traço a ser ressaltado, pois “o tempo é aquilo que tudo consagra ou que tudo faz esquecer”. 

Jogo de palavras? Talvez, mas que esconde perigosamente uma falsa ideia de contradição, de oposição ou antagonismo onde a possibilidade de “consagrar PARA esquecer” fica oculta e onde se resume, na minha opinião, a gênese de qualquer “tradição”. 

É inimaginável alguém insistir na falsa idéia de que corrupção é uma coisa normal, ou querer incutir na cabeça dos desavisados que o mensalão não existiu. Corrupção é crime, e como tal deve ser tratada. E nós brasileiros precisam entender que o combate à corrupção é essencial para que tenhamos um país decente para os nossos filhos e netos. Em assim sendo, não podemos ser tolerantes com nenhum corrupto nem com nenhuma modalidade de corrupção.  

            Aqui no Brasil, infelizmente, corrupção está se tornando coisa corriqueira. São tantos e tão absurdos os escândalos de desvio de dinheiro público que o povo já nem se surpreende mais. Agora mesmo, com essa história da Refinaria e tantos outros desvios da Petrobras, envolvendo políticos e construtores. todos ficam a se perguntar se se trata de um caso de corrupção, ou se de incompetência e negligência dos dirigentes da empresa. Ou talvez das duas coisas. Seja como for, o fato é que a estatal embarcou numa canoa furada, tendo que arcar com um prejuízo incalculável. Na reportagem da Revista Ed. 1062, p. 109, o entendimento que se tem é que tudo indica que o rombo não é fruto de um mero descuido, ou da incompetência. Vejamos o que diz a revista: 
     

“O ex-diretor também é investigado pelo Ministério Público (MP), que apura possíveis irregularidades na aquisição pela Petrobras de outra refinaria, esta localizada em Pasadena, no estado americano do Texas. Um dia antes da prisão de Costa, o caso Pasadena havia se tornado o epicentro de uma tormenta que atingiu em cheio não só a estatal mas a presidente Dilma Roussef. O MP quer saber se Costa também teve responsabilidade na elaboração dos documentos que omitiram cláusulas importantes do contrato de compra da refinaria, que só mais tarde chegariam ao conhecimento da presidente Dilma Roussef. Ao todo, a Petrobras gastou 1,2 bilhão de dólares com a refinaria.”



            E segundo foi divulgado no Jornal Nacional de 29 de março de 2014, o prejuízo da Petrobras não se limita tão somente aos valores da aquisição. Agora a empresa está sendo cobrada pelo não pagamento de impostos dos últimos 9 (nove) anos. É difícil para nós brasileiros entendermos como é possível uma empresa do porte da Petrobras, que deve contar com profissionais qualificados, tenha se deixado enganar tão absurdamente. E afirmamos isso porque, segundo tem sido divulgado pela imprensa, não se trata de um prejuízo qualquer.  Vejamos a notícia do Jornal Nacional:


“A conta bancada pela Petrobras pela refinaria americana que provocou tanto barulho pode ficar maior. Autoridades da região de Pasadena cobram mais alguns milhões de dólares da refinaria na justiça. O correspondente Hélter Duarte explica.

A briga das autoridades do Condado de Harrys com a refinaria de Pasadena começou há nove anos. Segundo Scott Lemond, advogado do Condado, foi nesse período que a companhia deixou de pagar seus impostos regularmente.”


Como todos sabemos, e até já escrevi um artigo a esse respeito, a corrupção não é novidade no Brasil e muito menos é invenção do PT. O que nos assusta é que um partido, que dizia ser a redenção do país, e que tinha como bandeira a defesa da ética e da moralidade, esteja agora tentando desqualificar a denúncia do Ministério Público e o julgamento do mensalão, querendo passar a falsa ideia de que os seus filiados não fizeram nada de errado. Não dá para ninguém honesto e comprometido com o futuro deste país aceitar calado esse tipo de coisas. Hoje temos convicção de que o mal dos nossos gestores públicos reside na corrupção, na incompetência, no desrespeito aos cidadãos e na impunidade. 

Com esses ingredientes estão derretendo o patrimônio do povo brasileiro, deteriorando ainda mais o já caótico serviço público e pondo em risco a estabilidade política do país conquista a duras penas. Aliás, o serviço público no Brasil há tempo que se encontra na UTI. É uma vergonha o atendimento que é oferecido em certos hospitais públicos. As escolas públicas, como foi mostrado recentemente no Fantástico, é outra grande vergonha. E a Segurança Pública, sobre esta não precisamos nem falar. Os exemplos que estão sendo mostrados diariamente pelos meios de comunicação, por si já dizem tudo. É uma lástima. E, infelizmente, o povo ainda não acordou.

Nenhum comentário: