quarta-feira, 23 de abril de 2014

CARROS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS. 50% MAIS BARATOS



"Governo Federal prepara um conjunto de medidas para incentivar fabricação de carros elétricos e híbridos." (Jornal O Povo on line).
            Há muito tempo que já se fala a respeito da produção de carros elétricos no Brasil. Por diversas razões, no entanto, ainda não se tornou viável a produção em série. Agora, como podemos ver pela reportagem encontrada no site do Jornal O Povo on line, o Governo demonstra interesse no sentido de viabilizar a produção, tanto que resolveu conceder incentivos. Vejamos a seguir a notícia encontrada no site www.opovo.com.br:    

“Os carros elétricos e híbridos vão receber incentivo do Governo Federal para produção no Brasil. Com isso, o mercado espera que o custo de produção caia pela metade e o produto passe a ser mais competitivo.
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) ratificou ao O POVO a expectativa de anúncio para um conjunto de medidas de incentivo ainda no mês de maio de 2014.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), apresentou em 2013 uma proposta ao Governo Federal para que veículos elétricos e híbridos fossem importados só até 2017, período no qual, as montadoras seriam obrigadas a nacionalizarem a produção para esses modelos. Há possibilidades que um novo programa possa comportar as possíveis medidas para a política de produção de carros híbridos e elétricos, em discussão já avançada pelo Mdic. Atualmente, as montadores de veículos a combustão dispõe de incentivos por meio do programa InovarAuto. 

Para Ricardo Guggisberg, diretor do evento Salão Latino Americano de Veículos Elétricos, que acontece em São Paulo em setembro, o público tem interesse no produto, mas não paga mais caro por ele. ‘Acredito que está muito alinhado com a proposta que a Anfavea enviou para o Governo. Com isso, a redução desse tipo de veículo deve cair 50%. Ou seja, um carro elétrico que custaria R$ 120 mil, pode ficar entre R$ 70 e 80 mil’, revela. 

O salão promoverá o estímulo e popularização do consumo de carros elétricos e híbridos. Ainda segundo Guggisberg, o preço desses veículos seriam correspondente ao de modelos como o Toyota Corolla e Honda Civic, que são automóveis de alto consumo de combustível. 

Ricardo defende que, com a redução expressiva no preço dos carros com tecnologia elétrica, o consumo se tornará consideravelmente efetivo.
Com o aumento no consumo, amplia-se a rede de infraestrutura e fábrica de componentes, o que gerará outro tipo de mercado. Isso irá proporcionar um aquecimento natural em todos nos diversos setores do mercado automobilístico'. 

                                   E o abastecimento?

A infraestrutura quanto ao carregamento para os veículos elétricos, segundo Ricardo, é algo já estabelecido para que consumidores não fiquem sem disponibilidade de recarga da bateria do veículo.

‘Existem projetos para o desenvolvimento de eletropostos. A tecnologia de recarga já existe no Brasil e as montadoras disponibilizarão suporte quanto à manutenção’, esclarece. No Brasil, a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) planeja a implantação de 100 pontos de recarga do seu projeto de sistemas de abastecimento para veículos elétricos na cidade de Campinas, em São Paulo. 

                                   Toyota Prius 

Um dos veículos híbridos (gasolina e eletricidade) mais populares do mundo, tem uma bateria com potência máxima de 27 kw para armazenamento de energia. O motor a combustão dispensa o uso da correia auxiliar graças ao sistema integrado com o motor elétrico.

                                   Mercedes S 400 Hybrid

Combinando um potente motor de 279 cavalos com um módulo elétrico compacto, o luxuoso S 400 é comercializado no Brasil desde 2010. O propulsor V6, quando trabalhado em velocidades menores (inferiores a 50 km/h), é acionado por componentes elétricos, diminuindo o consumo de combustível do carro.

                                   Renault Twizy

Ainda sem previsão para ser comercializado nas concessionárias brasileiras, o pequeno Twizy é utilizado em operações na usina hidrelétrica de Itaipu e empresas vinculadas ao Programa Carro Elétrico. Com potência de 17 cavalos, possui bateria de íon-lítio, além de autonomia de 100 km. Será utilizado pela Prefeitura de Curitiba durante a Copa do Mundo.

Ford Fusion Hybrid 

O motor elétrico de 36 kw dá ao sedã de grande porte da Ford estabilidade e autonomia. Segundo a montadora, a velocidade máxima - usando apenas o conjunto elétrico - chega a 100 km/h. Dotado de baterias de íon-lítio, possui um sistema que memoriza caminhos mais utilizados pelo condutor, que prioriza a utilização da energia elétrica.”

            Como podemos ver, mesmo com o incentivo do Governo através da redução de impostos, de início o custo do veículo ainda não é competitivo. Com o tempo, no entanto, quando houver produção em série, como se faz hoje com os demais tipos de veículos, os preços tendem a diminuir. Agora é aguardar.   

                       

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