quinta-feira, 3 de abril de 2014

RENAN CALHEIROS TRANSFERE DECISÃO SOBRE CPI DA PETROBRAS PARA COMISSÃO



Os indícios de desvio de recursos da Petrobras são muito fortes. E em qualquer país que se preza situações como essas são investigadas, e uma vez comprovando-se o desvio de dinheiro do povo, os responsáveis serão devidamente punidos. Aqui no Brasil, ao contrário, os nossos Parlamentares ficam brigando em Brasília, tentando encontrar uma maneira para beneficiarem-se da própria situação.

Essa história de criar-se uma CPI ampla para investigar as denúncias contra os desvios da Petrobras e os desvios de obras no Estado de S. Paulo é uma invenção dos Parlamentares da situação que visam tão somente tumultuar o processo e evitar que as apurações atinjam os fins para os quais está sendo criada a CPI. A decisão do presidente Renan Calheiros foi lida no Plenário. Ele disse que sim, que o Senado pode ter uma CPI ampla, para investigar as denúncias de irregularidades na Petrobras e também as suspeitas de irregularidades em obras de estados como São Paulo e Pernambuco. 

E assim afirmamos porque os Parlamentares da situação criam todo tipo dificuldades para que não se instale a CPI, que poderia vir a prejudicá-los. Enquanto isso, a oposição briga para instalá-la, já pensando em usá-la como bandeira eleitoral. E Como foi divulgado no Jornal Nacional de ontem, 02 de abril de 2014, o presidente do Senado, Renan Calheiros, transferiu para a Comissão de Constituição e Justiça a decisão sobre a abertura da CPI da Petrobras. Vejamos a notícias:

“O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, transferiu para a Comissão de Constituição e Justiça a decisão sobre abertura de uma CPI para investigar as denúncias de irregularidades na Petrobras.”

A decisão do presidente Renan Calheiros foi lida no Plenário. Ele disse que sim, que o Senado pode ter uma CPI ampla, para investigar as denúncias de irregularidades na Petrobras e também as suspeitas de irregularidades em obras de estados como São Paulo e Pernambuco.
Mas Renan Calheiros deixou a decisão final, sobre se o Senado vai ou não ter essa CPI ampla, para a Comissão de Constituição e Justiça.

‘Creio que a prudência e a razão recomendam que investiguemos todos os fatos narrados’, afirmou o senador Renan Calheiros, do PMDB-AL, presidente do Senado. 

Para os oposicionistas, uma manobra, já que ao concordar com uma comissão ampliada, Renan Calheiros teria descartado a CPI da oposição que quer investigar apenas a Petrobras. 

‘A base do governo não quer que se apure absolutamente coisa alguma. Vamos deixar de hipocrisia. Só nos restará, certamente, judicializar essa questão e recorrer ao Supremo Tribunal Federal’, declara o senador Aécio Neves, do PSDB-MG, presidente do PSDB. 

A discussão foi longa. ‘Não aceitamos ser qualificados como quem queira impedir qualquer tipo de investigação. Ao contrário, nossa CPI propõe Petrobras, Metrô e outros fatos que dizem respeito a recursos públicos federais mal aplicados em estados e municípios’, ressalta o senador Humberto Costa, do PT-PE, líder do partido. 

O líder do PSB reclamou da tentativa de ampliação do foco da CPI. ‘Se a cada CPI a maioria colocar todos os demais fatos que queiram colocar, é com o objetivo de acabar com o instituto da CPI’, disse o senador Rodrigo Rollemberg, PSB-DF, líder do partido. 

Argumento que foi rebatido pelo líder do governo. ‘É uma Comissão Parlamentar de Inquérito política. Ora, de igual modo, nós entendemos que precisamos, portanto, ampliar o escopo dessa discussão’, destacou o senador Eduardo Braga, PMDB-AM, líder do Governo. 

Assim que receber o comunicado do presidente Renan Calheiros, a Comissão de Constituição e Justiça vai ter dois dias úteis para responder. E na comissão, os senadores aliados ao governo são maioria. Também nesta quarta-feira, antes do anúncio da decisão do presidente Renan, a oposição protocolou um outro pedido de CPI, mista, com senadores e deputados. Também para investigar apenas a Petrobras. O pedido vai ser lido no próximo dia 15.” 

            É por conta dessa e de outras situações que os nossos Parlamentares estão, lamentavelmente, desacreditados pela população. E aí é que entra a importância do trabalho da Polícia Federal, uma Instituição que tem credibilidade para levar a frente uma investigação desse nível. Por isso que precisamos apoiá-la e valorizá-la.     

Nenhum comentário: