quinta-feira, 29 de maio de 2014

MINISTRO JOAQUIM BARBOSA ANUNCIA APOSENTADORIA.





O ministro Joaquim Barbosa deixa na sua passagem pelo Supremo Tribunal Federal um grande legado. Graças ao trabalho dele, vimos chegar ao fim um processo de grande magnitude, que resultou na condenação de figuras de expressão da República, como ex-ministro, Parlamentares, banqueiros, dentre outros. Muito embora muita gente entenda que as punições de alguns dos condenados no mensalão deveriam ter sido maior, o que não deixa de ser verdadeiro, não podemos esquecer que aqui no Brasil, em regra, processos como o do mensalão mofam nos arquivos do STF e acabam nas prescrições das penas como vimos no caso de Collor de Melo. 

Por tudo isso, precisamos reconhecer que o ministro Joaquim Barbosa, como relator do processo do mensalão, fez um grande trabalho, digno de louvor e de aplauso do povo brasileiro, mesmo que muitos afirmem que ele exagera nas posições que tem tomado até então. Sobre a aposentadoria do ministro vejamos a notícia encontrada no site do STF:          

“O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, anunciou, na abertura da sessão plenária desta quinta-feira (29), sua decisão de se aposentar do cargo de ministro, em junho. Seu mandato como presidente da Corte terminaria em novembro próximo.

O ministro se afasta do serviço público após quase 41 anos. ‘Tive a felicidade, a satisfação e a alegria de compor esta Corte, no que é talvez o seu momento mais fecundo, de maior criatividade e de importância no cenário político-institucional do nosso país. Sinto-me deveras honrado de ter feito parte deste colegiado e ter convivido com diversas composições’, afirmou.”

            Parabéns ministro Joaquim Barbosa pelo seu belo trabalho como relator do mensalão. É de pessoas como Vossa Excelência que o Brasil precisa. Muito embora alguns o critiquem, fique sabendo que o seu trabalho só nos engrandece e nos dá orgulho. Gostaríamos que Vossa Excelência permanecesse  mais tempo no STF, mas como decidiu se aposentar, aproveitamos para desejar-lhe que aproveite bem a sua merecida aposentadoria, gozando de muita saúde, muita paz e grandes realizações.     

Nenhum comentário: