sábado, 2 de agosto de 2014

EM UM ANO O BRASIL GANHA SETE MIL NOVOS MILIONÁRIOS


Milionário é alguém que possui no mínimo a quantia de um milhão de dólares em capital investido ou em patrimônio líquido que é a soma de seus bens, poupança e investimentos menos suas dívidas. Em assim sendo, o fato de o Brasil ter ganho, num curto período de ano, sete mil novos milionários, é uma notícia alvissareira.

O fato de alguém ser milionário não significa dizer que ganha muito dinheiro. Como todos sabemos, muitas vezes o sujeito tem um excelente salário, mas gasta tudo, não sobrando nada para economizar. Enquanto isso, outros ganham pouco e ainda conseguem fazer boas economias. Riqueza é o que se acumula e nunca o que se gasta. Eis a diferença.

A maioria dos milionários americanos, ao contrário do que se pensa, vive de maneira relativamente modesta. Não trocam de carro todos os anos, moram na mesma casa durante décadas e a sua renda anual não chega a 300 mil dólares. E ao contrário do que muitos pensam, não são industriais e muito menos banqueiros. A respeito dos números de ricos no Brasil e no mundo, confiram notícia encontrada no site do Jornal Diário do Nordeste:  

“São Paulo. O número de super-ricos no mundo cresceu 15% entre 2012 e 2013. No período, quase dois milhões de pessoas atingiram esse patamar, totalizando 13,7 milhões de super-ricos em todo o mundo, de acordo com o relatório World Wealth Report, o relatório da riqueza, feito pela Capgemini e RBC Wealth Management.

No Brasil, sete mil pessoas alcançaram a categoria de super-ricos no ano passado, um crescimento de 4,1% em um ano. Com isso, o País passou a ter para 172 mil super ricos. O Brasil, contudo, caiu duas posições e foi para o 13º lugar em quantidade de ricaços.

Os super-ricos são pessoas que têm mais de US$ 1 milhão disponível para investir, ou seja, tirando a casa em que mora, coleções e bens de consumo.
Já o número de ultra-ricos, que têm mais de US$ 30 milhões, caiu 0,9%, impactando na fatia global de endinheirados. É que, segundo o relatório, os brasileiros são 60% dos ultra-ricos da América Latina e perto de 1/5 do mundo.”



Atingir uma economia para ser milionário depende de muitos fatores.  A verdade é que as pessoas que conseguem essa condição têm maneiras de pensar diferente das pessoas comuns. Não são gastadoras, pesquisam muito antes de comprar qualquer coisa, gastam muito mais tempo com planejamento, sabem exatamente o que querem em termos financeiros, fazem previsões acertadas sobre investimentos e aplicam em ações apesar de não viverem especulando.

Nenhum comentário: