sexta-feira, 29 de agosto de 2014

MARINA SILVA PODE SUSTENTAR BONS ÍNDICES NAS PESQUISAS ELEITORAIS, ASSEGURAM ESPECIALISTAS



          Acerca do futuro da candidatura de Marina Silva ainda reinam muitas controvérsias a respeito. A favor da sua disputa, segundo especialistas, contam a comoção pela morte de Eduardo Campos, o deseja de mudança de grande parte da população, o baixo índice de rejeição da candidata – tão somente de 10% -, curva crescente nas pesquisas de intenção de votos, carisma, conhecimento por parte do eleitor e espaço na mídia e nos debates.

         Segundo matéria encontrada no Jornal O Povo, Marina poderá sustentar bons índice de aceitação. Vejamos parte da matéria:

“Se a subida de Marina Silva (PSB) na cotação eleitoral já era esperada por analistas e adversários, a consistência de seu crescimento já é vista com mais cautela no ambiente político. Há fragilidades a serem exploradas e tempo suficiente – 36 dias – para mudanças repentinas. Apesar disso, a aposta geral captada pelo O POVO entre cientistas políticos e parlamentares é de que Marina tem potencial para sustentar bons índices, levar a disputa para o 2º turno ou, nas hipóteses mais otimistas, virar o jogo contra Dilma Rousseff (PT) logo na primeira etapa do pleito.

Além da baixa rejeição (10%, segundo o Ibope) e da curva crescente no gráfico das intenções de voto, o suposto desejo de cerca de 70% do eleitorado por mudanças, apontado pelas pesquisas, seria a onda na qual Marina pode surfar para garantir sustentação, conforme avalia o cientista político e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) Valmir Lopes.”

         Como é possível vê, alguns fatores pesam a favor de Marina. Acontece, porém, que nem tudo é favorável. Contra a candidatura dela pesa o fato de pertencer a um partido político com menos estrutura de que os outros dois principais concorrentes, o PT e o PSDB. Por outro lado, enfrenta ainda resistência interna no próprio partido, é considerada “contraditória” e “evasiva” em alguns temas, além de possuir fragilidades físicas que podem limitar o seu trabalho no curso da campanha.



Nenhum comentário: