sexta-feira, 8 de agosto de 2014

PESQUISA IBOPE: 32% APROVAM GOVERNO DILVA, ENQUANTO 31% O CONSIDERAM RUIM OU PÉSSIMO




Antes de nos adentrarmos em questões políticas, fazemos questão de registrar que não temos nenhuma intenção de favorecer ou prejudicar quem quer que seja. As nossas análises e comentários são totalmente despretensiosos.


            Muito embora continue liderando as pesquisas de intenção de votos, não é confortável a situação da presidente Dilma, considerando que tão somente 32% dos entrevistados pelo Ibope aprovam o seu Governo. E segundo especialistas, um governante com esse índice de aprovação não se reelege facilmente. A respeito da última pesquisa do Ibope, vejamos o que diz matéria encontrada no site da UOL:


“Pesquisa Ibope divulgada na noite desta quinta-feira (7) mostra que 32% avaliam o governo da presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), como "bom" ou "ótimo". Outros 35% acham a gestão "regular" e 31% consideram-na "ruim" ou"péssima". A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Na pesquisa anterior realizada pelo Ibope, divulgada em 22 de julho, 31% avaliavam o governo Dilma "bom" ou "ótimo"; 36% avaliaram a gestão como "regular", e 33% "ruim" ou  "péssima".

Maneira de governar

Segundo o Ibope, 49% dos entrevistados desaprovam a maneira como a presidente governa o país; 47% aprovam; e 4% não sabem ou não responderam. Em julho, a desaprovação era de 50% e a aprovação de 44%. 

Intenções de voto e rejeição

Quanto às intenções de voto, Dilma aparece com 38%, seguida de Aécio, com 23%, e Campos (PSB), com 9%, segundo a pesquisa divulgada hoje. De acordo com o Ibope, se o segundo turno das eleições ocorresse hoje, Dilma venceria Aécio e Campos.

Apesar de liderar a corrida presidencial, Dilma possui a maior taxa de rejeição entre os concorrentes. Ao todo, 36% declararam que não votariam em Dilma de jeito nenhum; 19% não votariam em Aécio; 12% em Pastor Everaldo (PSC); 9% em Zé Maria (PSTU) e 8% em Eduardo Campos (PSB). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Ao todo, 2.506 pessoas foram entrevistadas pelo Ibope entre o último domingo (3) e esta quinta-feira (7). A pesquisa foi contratada pela Globo e registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-00308/2014. %.”

            Registre-se, no entanto, que apesar dos índices de intenções de votos pouco favoráveis à reeleição de presidente Dilma, não podemos perder de vista que ela lidera na Região Nordeste por larga margem, contando ainda com um grande número de votos de eleitores de baixa renda, como é o caso daqueles que recebem o Bolsa Família.   


Nenhum comentário: