quarta-feira, 3 de setembro de 2014

NO CEARÁ A DISPUTA ELEITORAL ESQUENTA. EUNÍCIO CAI DE 47% PARA 41%. CAMILO SOBE DE 19% PARA 31%


           Antes de nos adentrarmos em questões políticas, fazemos questão de registrar que não temos nenhuma intenção de favorecer ou prejudicar quem quer que seja. As nossas análises e comentários são totalmente despretensiosos.

O resultado da última pesquisa do Datafolha para a eleição de Governador do Ceará não nos surpreendeu. Isso já era previsível. E já havíamos nos posicionado a respeito noutra oportunidade. Eunício Oliveira, além de ser um nome conhecido no Estado do Ceará, tem como aliado o ex-governado Tasso Jereissati, outro nome de peso na política cearense.

            Por outro lado, o candidato do PT, Camilo Santana, muito embora seja menos conhecido no Estado do que o Eunício, conta com o apoio do Governador Cid e do irmão Ciro Gomes, dois nomes que já fizeram história no cenário político do Estado.

No Ceará, mesmo encontrando-se o candidato ao Governo Eunício Oliveira, liderando as pesquisas com uma razoável margem favorável de intenções de voto, a disputa tende a esquentar, considerando que o candidato do PT, Camilo Santana, que tem o apoio do atual Governador, tende a crescer e a dificultar a pretensão dos adversários.   

       Quanto à disputa para o Senado, mesmo sendo favorito o candidato Tasso Jereissari, igualmente entendemos que o seu principal opositor, o candidato Mauro Filho, tendo a crescer e incomodar o adversário, pelas mesmas razões apontadas no tocante a Camilo Santana, ou seja, porque conta com o apoio de Cid e Ciro Gomes.

Não podemos esquecer ainda que o resultado das eleições na esfera federal, dependendo do que acontecer, refletirá sobre as disputas nos eventuais segundos turnos nas disputas estaduais. 


Nenhum comentário: