terça-feira, 30 de setembro de 2014

OAB QUER PUNIÇÃO DE AUTORES DE COMENTÁRIOS RACISTAS CONTRA CEARENSE QUE GANHOU O CONCURSO MISS BRASIL




               
                No Brasil, muito embora a Constituição Federal proíba o preconceito e a discriminação, ainda convivemos diariamente com questões como essa, quando uma nordestina é vítima de racismo, tão somente porque ganhou um Concurso de Miss Brasil. Isso não é uma atitude aceitável. A OAB tem toda razão, quando busca punir os responsáveis por esse tipo de comentário. A respeito do assunto, vejamos a notícia encontrada no site do Jornal O Povo:

“A vitória da representante do Ceará, Melissa Gurgel, no concurso Miss Brasil 2014, causou revolta em alguns internautas, que publicaram comentários de cunho racista contra à cearense. Diante deste episódio, a Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB), através do presidente da entidade Ricardo Bacelar, entrou com uma representação e notícia-crime junto ao Ministério Público Federal (MPF) para responsabilizar os autores das mensagens.

Segundo Ricardo Bacelar, o sotaque cearense, a nossa cultura e os nossos bens simbólicos são patrimônios culturais que nos identificam enquanto povo. ‘Não podemos tolerar qualquer discriminação contra o povo do Ceará’, defende. No Twitter, participantes da rede social criticaram o sotaque de Melissa. Uma internauta o define como ‘sotaquezinho sofrível’ – e também comparam os padrões de beleza do Estado aos de outras regiões do Brasil.

Em recente entrevista ao caderno Buchicho Beleza, do O POVO, Melissa Gurgel disse que ser miss é ter a oportunidade de levar a cultura e as riquezas ‘do meu Estado para as outras regiões do País, ou até mesmo para outras nações. Ser miss, por meio do meu título, é ser porta-voz de assuntos sérios, como, por exemplo, integrar um grupo chamado ‘Jogue Contra’, que combate a exploração sexual infantil no Ceará’.

Miss Brasil 2014

Melissa Gurgel conquistou o prêmio de Miss Brasil 2014 na madrugada do último domingo, 28, em Fortaleza. A coroa de mulher mais bonita do país ficou com a cearense após deixar para trás 26 concorrentes. Na disputa pelo segundo lugar, a Miss São Paulo, Fernanda Leme, levou a melhor. A Miss Rio Grande do Norte, Deise Benício, ficou em terceiro. A representante do Estado vai disputar o Miss Universo, em Miami (EUA), em janeiro de 2015.

Com o título, Melissa levou para casa a coroa - avaliada em R$ 14 mil - e um carro 0km. Há 25 anos uma cearense não conquistava o título. A última foi a modelo Flávia Cavalcante, em 1989. Antes de Flávia, Emília Correia Lima levou o título em 1956 e Vanessa Vidal ficou com o segundo lugar em 2008.”

                Se queremos preservar os nossos valores e a nossa cultura, não podemos compactuar com atitudes como essa. Precisamos fazer valer a nossa Constituição, que assegura que todos somos iguais perante a lei, sem nenhuma distinção de qualquer tipo.  

Nenhum comentário: