segunda-feira, 1 de setembro de 2014

TSE PROÍBE PROPAGANDA COM SIMULAÇÃO DA VOZ DO EX-PRESIDENTE LULA

            Na busca pelo voto dos eleitores, alguns candidatos se valem de todos os meios, mesmo que estes sejam os mais esdrúxulos possíveis. Primeiro o deputado e candidato a reeleição Tiririca apresentou uma propaganda com a imitação de uma música de Roberto Carlos. Como consequência está sendo processado pela gravadora e pelos cantores Roberto e Erasmo Carlos, autores da música. Agora surgiu em Goiás um imitador do ex-presidente Lula, cuja propaganda foi proibida pelo TSE. Vejamos a notícia encontrada no site do TSE a respeito: 

“O ministro do Tribunal Superior Eleitoral Herman Benjamin, em decisão liminar, proibiu a veiculação de propaganda eleitoral no rádio com a suposta simulação da voz do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em apoio a Aguimar Jesuíno, candidato ao senado pelo estado do Goiás, e Marina Silva, candidata à Presidência da República. O descumprimento da determinação pode acarretar, de acordo com o ministro, o pagamento de multa diária.

Segundo a ‘Coligação Com a Força do Povo’, cuja candidata à reeleição é a presidente Dilma Rousseff, o programa no rádio do candidato Aguimar Jesuíno tem o ‘ardiloso e nítido intuito de confundir o eleitor, com a veiculação de peças publicitárias protagonizadas por um imitador do ex-presidente Lula, através das quais simulam-se declarações de Lula em apoio à candidatura de Marina e do candidato ao Senado’.

Os autores da representação afirmam que o suposto ilícito teria ocorrido nos programas de rádio que foram ao ar no dia 27 de agosto, às 7h e 21h, e na propaganda veiculada no dia 29, às 12h. Para evidenciar que a propaganda desvirtua a realidade política, a coligação Com a Força do Povo lembra que o Partido dos Trabalhadores possui candidatura própria ao Senado no estado do Goiás.

Liminar

Em sua decisão liminar, o ministro Herman Benjamin citou caso semelhante deliberado recentemente pelo ministro Tarcísio Vieira, o qual determinou que o Google retirasse imediatamente do YouTube vídeo supostamente montado com a finalidade de provocar confusão no eleitor.

De acordo com o ministro, o caso analisado também veicula ‘mensagem imprópria para a correta formação do juízo político do eleitor, considerada a informação propagada a respeito da mudança do posicionamento do ex-presidente Lula – um dos mais destacados filiados do PT -, em apoio à candidata à presidência, Marina Silva’.

Por fim, ao considerar que a continuidade da veiculação da propaganda causa risco de imprimir ao eleitorado uma situação que não condiz a realidade, o ministro concedeu liminar determinando aos representados para que se abstenham de veicular a peça publicitária, sob pena  de multa diária.
RC/GA
Processo relacionado: RP 114597.”

            Os políticos precisam entender que a melhor maneira para se conduzir no período eleitoral é provando que são competentes, honestos e providos de bons propósitos. Basta de enganação. 



Nenhum comentário: