quarta-feira, 1 de outubro de 2014

DILMA CRESCE NAS PESQUISAS. NO SEGUNDO TURNO PODERÁ ENFRENTAR MARINA OU AÉCIO NEVES



          


            A disputa eleitoral para presidente da República só deverá ser definida mesmo no segundo turno. A questão agora é saber com quem a presidente Dilma irá disputá-la. Marina Silva, que tem 25% das intenções de voto, tende a cair ainda mais, enquanto Aécio continua crescendo. Sobre a pesquisa do Ibope/Estadão/TV Globo, vejamos notícia encontrada no Jornal Diário do Nordeste:     

“São Paulo. Pesquisa Ibope/Estadão/ TV Globo divulgada ontem mostrou queda da candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, que viu sua diferença sobre o terceiro colocado, Aécio Neves (PSDB), cair a seis pontos percentuais. Já a presidente Dilma Rousseff (PT) passou a ter vantagem numérica em eventual segundo turno contra a ex-senadora e ex-ministra.

Nas intenções de voto para o primeiro turno, Dilma passou a 39% das intenções de voto, oscilando um ponto para cima em relação à pesquisa da semana passada, enquanto Marina caiu para 25% (ante 29% do último levantamento) e Aécio permaneceu com 19%.

Segundo turno

O levantamento mostra uma vantagem de Dilma sobre Marina num possível segundo turno no limite máximo da margem de erro. Dilma oscilou de 41% para 42% das intenções de voto e Marina caiu de 41% para 38%. Brancos e nulos são 12% e indecisos, 8%. Nas pesquisas anteriores, a diferença chegou a 9 pontos a favor de Marina, depois foi para 7 pontos, caiu a 1, subiu para 3 e, na semana passada, era zero.

No cenário em que o adversário de Dilma é do PSDB, a diferença da petista sobre o tucano oscilou de 11 para 10 pontos percentuais da última pesquisa para cá. Agora Dilma tem 45% contra 35% de Aécio. Brancos e nulos são 12% e indecisos, 8%.

Numa simulação de segundo turno entre Marina e Aécio, a candidata do PSB aparece com uma vantagem no limite do empate técnico sobre o tucano. Ela teria 38% contra 34% do ex-governador. Na semana passada, o placar era de 44% para a ex-ministra contra 31% de Aécio. A vantagem de Marina chegou a 18 pontos e havia caído para 13 há uma semana. Brancos e nulos são 16% e indecisos, 12%.
A pesquisa Ibope/Estadão/TV Globo entrevistou 3.010 eleitores entre 27 e 29 de setembro em 203 municípios de todo o País. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais, em um nível de confiança estimado de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça eleitoral com o número BR-00909/2014.”

Por outro lado, mesmo estando a candidata do PT crescendo nas pesquisas de intenções de voto, a avaliação do seu governo não tem apresentado melhoras, como podemos deduzir pelos dados do Ibope, conforme informa o Diário do Nordeste. Senão vejamos:

A pesquisa mostra que a administração de Dilma tem a aprovação de 38% dos entrevistados - no levantamento anterior, divulgado no dia 23, o índice era 39%.

O percentual de aprovação reúne os entrevistados que avaliam o governo como "ótimo" ou "bom". Os que julgam o governo "ruim" ou "péssimo" são 28%, segundo o Ibope. Para 33%, o governo é "regular". Os dois índices são os mesmos do levantamento anterior.

O resultado da pesquisa de avaliação do governo Dilma foi 38% de ótimo/bom; 33% de regular; 28% de ruim/péssimo e 1% não sabe/não respondeu.

O Ibope também perguntou aos entrevistados quem eles acham que será o próximo presidente da República, independentemente das intenções de voto. Para 58%, Dilma sairá vitoriosa; 20% acreditam que Marina ganhará; e 10% apostam que Aécio será eleito; 12% não sabem ou não responderam.”

Noutra pesquisa, o Datafolha indica petista com 40% das intenções de voto. Como se vê, em qualquer circunstância, os números lhe são favoráveis. Na mesma pesquisa do Datafolha, a candidata Marina Silva (PSB) vem em seguida, com 25%. O candidato Aécio Neves (PSDB) aparece com 20%. É a quarta pesquisa consecutiva do Datafolha em que Aécio Neves varia para cima e Marina Silva varia para baixo.

A sondagem divulgada ontem aponta que, num eventual segundo turno entre Dilma e Marina, a presidente tem 49% das intenções de voto e a candidata do PSB, 41%. Na semana passada, Dilma tinha 47% e Marina, 43%. Na simulação de segundo turno entre Dilma e Aécio, a candidata do PT ganharia por 50% a 41%. O Datafolha ouviu 7.520 eleitores em 311 cidades ontem e anteontem.


Nenhum comentário: