quinta-feira, 16 de outubro de 2014

ELEIÇÕES NO CEARÁ. CAMILO TEM 53% E EUNÍCIO 47% DOS VOTOS VÁLIDOS




            As eleições no Ceará este ano têm sido muito difícil. A disputa iniciou-s com vantagens a favor de Eunício, mas aos pouco o candidato Camilo, que tem o apoio do Governador Cid Gomes, começou a crescer e terminou o primeiro turno na frente. E permanece em vantagem. A respeito do pleito, vejamos notícia encontrada no site do Jornal O Povo:

“A primeira pesquisa O POVO/Datafolha deste segundo turno da eleição para governador do Ceará mostra o candidato Camilo Santana (PT) com 45% das intenções de voto e Eunício Oliveira (PMDB) com 40%. Pelo resultado da sondagem, os dois estão tecnicamente empatados na disputa pelo Governo do Estado. Segundo o Datafolha, no entanto, há maior probabilidade de o petista estar na frente.

Faltando dez dias para o segundo turno, a pesquisa mostra que ainda há 9% de eleitores indecisos, percentual que poderá ser crucial na definição do resultado. Outros 6% afirmaram que irão anular o voto no próximo dia 26. Excluindo-se essa amostra de eleitores e considerando-se apenas os votos válidos, Camilo teria 53% das preferências, enquanto Eunício teria 47%. Esse é o procedimento adotado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Na votação do primeiro turno, realizada no último dia 5 de outubro, Camilo ficou à frente de Eunício por diferença de 1,4 ponto percentual: 47,81% do petista contra 46,41% do peemedebista. O primeiro levantamento do Datafolha desde então foi realizado, ontem, com 1.293 eleitores em 52 municípios cearenses. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Perfil do eleitor
 
Na estratificação do eleitorado, o Datafolha mostra que Camilo é o preferido entre os mais ricos, que têm renda mensal acima de dez salários mínimos: 48% desse público prefere o petista, enquanto 38% dizem votar no peemedebista. Na faixa de renda imediatamente abaixo dessa, referente aos que ganham de cinco a dez salários, é Eunício quem lidera, com 55% das intenções de voto, contra 34% de Camilo. Entre os mais pobres, com renda até dois salários mínimos, a diferença entre os dois candidatos é menor: 45% dizem preferir Camilo e 39% afirmam votar em Eunício.

Em relação à faixa etária, os jovens de 16 a 24 anos aparecem equilibradamente divididos: tanto o petista quanto o peemedebista marcam 42% das intenções de voto entre esse público. A maior diferença é registrada entre os eleitores entre 45 a 59 anos: desses, 50% disseram votar em Camilo, e 37% afirmam ter optado por Eunício. 

Metodologia

O Datafolha ouviu 1.293 pessoas em 52 municípios do Ceará. Todas as entrevistas foram feitas ontem, 15. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi contratada por O POVO, em parceria com Folha de S.Paulo.

“O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que, a cada 100 levantamentos com a mesma metodologia, 95 devem estar dentro da margem de erro. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com os números CE-00032/2014 e BR-01098/2014.

Nunca tivemos dúvida das dificuldades que Eunício teria para vencer as eleições no Ceará, apesar da vantagem inicial. Não é fácil ganhar uma eleição no Ceará de um candidato que tem o apoio de Cid e do seu irmão Ciro Gomes. De qualquer modo, o pleito continua indefinido, muito embora com uma pequena vantagem para o candidato do PT. É aguardar o resultado.

Nenhum comentário: