quinta-feira, 20 de novembro de 2014

É ISSO MESMO MANO? QUEREM PUNIR O JUIZ POR QUE ELE PROTESTOU CONTRA A IMPUNIDADE? JUIZ DO AMAPÁ QUE PROTESTOU CONTRA CORRUPÇÃO SERÁ INVESTIGADO PELO CNJ






Às vezes temos a sensação de que algumas coisas não andam muito bem com a nossa Justiça. Talvez o Doutor Reginaldo tenha exagerado um pouco, mas o que ele fez foi chamar a atenção do povo para a necessidade de combater essa praga chamada corrupção. Com o devido respeito, entendemos que o CNJ tem coisas muito mais importantes e urgentes para se preocupar. Essa notícia nós a encontramos no site do Jornal Diário do Amapá, a seguir reproduzida na íntegra. Senão vejamos:

“O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ricardo Lewandowisk, afirmou nesta quarta-feira, 19, que o Juiz Reginaldo Andrade, do Amapá, cometeu ‘grave quebra de decoro’, ao instalar simbolicamente seu gabinete em plena Avenida FAB, em frente ao Fórum de Macapá e atender, de toga (vestuário formal do juiz, em audiências) a população, intercalando esses atendimentos com discursos contra a corrupção.

‘Eu não posso deixar de dizer que esse juiz, ao fazer esse gesto, cometeu uma grave quebra de decoro porque levar uma toga para o meio de uma avenida movimentada de capital é no mínimo exótico. A toga é algo que o magistrado tem de mais sagrado e representa a própria Justiça’, condenou o Ministro, que também é presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

A corregedora do CNJ, conselheira Fátima Nancy Andrigui, já havia afirmado na sessão da terça-feira, 19, do CNJ, que vai ‘tomar providências’ contra o juiz do Amapá: ‘Vi a fotografia de um juiz da Comarca de Macapá, que levou seu gabinete para o meio da avenida e vestido de toga, sentou-se em sua mesa em sinal de protesto contra providências que tem deixado o poder judiciário do estado em uma situação calamitosa. Estou de posse da fotografia e na qualidade de corregedora, vou tomar as providências’, relatou a conselheira, afirmando que abrirá processo de investigação sobre a conduta do magistrado.

O protesto do juiz amapaense aconteceu em 15 de novembro, data em que é comemorado a Proclamação da República. A atitude chamou a atenção de quem passava pelo local, em frente ao Fórum de Macapá. Durante a manifestação, ele ainda discursou sobre os escândalos políticos envolvendo o governo estadual e federal.

O Juiz disse que vai continuar com a mesma postura contra a corrupção. Ele explicou que o uso da toga no protesto foi uma forma de mostrar o cargo que ocupa. ‘Eu estou garantindo para população do Amapá que continuo juiz diante do interesse do povo, não importando quem seja contrário. A toga é a única coisa que separa o cidadão do estado juízo de direito. Quando eu vou à feira, por exemplo, ninguém sabe que sou juiz. A toga era a única maneira de saber quem eu era’, argumentou Reginaldo Andrade.”

            Apesar da nossa atuação na Justiça do Amapá há cerca de seis anos, não temos aproximação com o Doutor Reginaldo, mas de pronto afirmamos que nunca ouvimos nenhuma nota desabonadora a sua conduta. Portanto, como uma pessoa honesta e consciente do seu papel como formador de opinião, teve uma atitude relevante como cidadão que não compactua com a impunidade que reina quase que absoluta no nosso país, quando o que se busca é a punição de corruptos. Parabéns, Doutor Reginaldo. São pessoas como Vossa Excelência que fazem a diferença.    


Nenhum comentário: