domingo, 30 de novembro de 2014

O CARRO VOADOR. EM BREVE NO MERCADO



"A visão futurista apenas vista nas telas de cinemas faz parte de 17 projetos ao redor do mundo que buscam transformar a ideia real." (Site Jornal O Povo)


A situação caótica do trânsito nos grandes centros urbanos pode ser amenizada, ou até solucionada com a chegada ao mercado do carro voador, que já se tem como uma realidade. Muito embora o carro voador venha sendo propalado como a solução para o trânsito nas grandes cidades, todos sabemos que as coisas não se resolvem assim tão facilmente. Primeiro porque o veículo, de início não chega ao mercado em grande quantidade para atender a demanda; segundo, será muito caro, impedindo que a maioria das pessoas a ele tenha acesso. E não é só isso: muitas outras condicionantes, com a regulamentação de uso, precisam ser analisadas para que esse tipo de transporte comece a ser usado. A respeito do carro voador, confiram o que diz o Jornal O Povo:        

“Os constantes engarrafamentos causados pela quantidade de carros que ocupam as ruas hoje em dia, podem acabar em breve. Quem já pensou em ter um carro voador, não imaginava que isso podia se tornar realidade.

Essa visão futurista e apenas vista nas telas de cinemas faz parte de 17 projetos ao redor do mundo que buscam transformar a ideia em real.

Um deles é o MyCopter, da União Europeia (EU), que envolve mais seis universidades e institutos de pesquisa europeus, com a participação do Centro Aeroespacial Alemão (DLR), em Braunschweig, além da Universidade Técnica de Karlsruhe e o Instituto Max Planck de Biologia Cibernética, em Tübingen.

Com o financiamento do projeto em 3,4 milhões de euros, os pesquisadores do MyCopter examinaram durante quatro anos, técnicas e concepções de veículos aéreos para uso diário.

No final deste mês, os cientistas apresentaram os resultados na cidade de Braunschweig. Além do carro voador, eles desenvolveram um volante que permite pilotar um helicóptero como um carro. Mesmo usado para simulações, atualmente o volante será instalado num helicóptero de verdade.”

            O fato que é o carro voador já é uma realidade. Com isso não se quer dizer que tudo será equacionado num passe de máquina. Com certeza ainda se tem um grande caminho a percorrer. Outra notícia importante a respeito encontramos no site http://exame.abril.com.br. Senão vejamos:

“Uma empresa da Eslováquia mostrou hoje o seu protótipo de carro voador. Ele é, muito provavelmente, o protótipo mais avançado de um automóvel que é capaz de voar por conta própria.

Ele foi exibido no Pioneers Festival, em Viena, na Áustria. Ele é capaz de voar 692 km de distância com um tanque cheio (seria possível fazer uma viagem direta do Rio de Janeiro até Curitiba). As asas do Aeromobil são retráteis.

Ele é capaz de atingir 160 km/h como carro e 200 km/h como avião. A velocidade mínima para decolagem é de 130 km/h e ele precisa de 200 metros de pista livre para fazer isso.

A velocidade mínima de voo, para que ele se sustente no ar, é de 60 km/h. Para a aterrisagem, ele precisa de apenas 50 metros de pista.

O modelo apresentado hoje foi chamado de AeroMobil 3.0. Apesar de ser uma ideia inovadora e ainda não executada com perfeição, o AeroMobil nasceu na década de 90. Desde então tem passado por aprimoramento em seu design e na tecnologia de voo.

O modelo atual está finalizado e os testes reais de voo começaram neste mês. Ele usa o mesmo motor que movimenta o carro para propulsão do voo. O site da AeroMobil, no entanto, não entre em detalhes sobre o motor.

‘Acreditamos que o transporte pessoal está prestes a mudar para sempre’, disse o CEO da empresa, Juraj Vaculík durante a demonstração do carro voador. De acordo com a empresa, o carro está próximo de poder ser comercializado.”

            Segundo informou ainda o Jornal o Povo, “Apesar da novidade, o preço não será tão acessível à maioria das pessoas por se tratar de um veículo de luxo, segundo Vadocz.  ‘O preço deve ficar entre o de um carro esportivo e o de um pequeno avião esportivo, ou seja, algumas centenas de milhares de euro’, afirma o funcionário.”

            Pelo que se vez, para a maioria dos usuários de automóveis, pelo menos por enquanto, o carro voador ainda continuará por algum tempo tão somente no sonho. que esperamos um dia se torne realidade.



Nenhum comentário: