sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

A CORRUPÇÃO NÃO SAI DE MODA. PF INVESTIGA ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA ENTRE TRAFICANTES E AUDITORES DA SEFAZ NO CEARÁ



            Já afirmamos em outra ocasião que a corrupção no Brasil é cultural. E tudo leva a crer que é sim. Não contamos às vezes que ouvimos dizer que servidores com menor remuneração são mais facilmente envolvidos em esquema de corrupção. Permitam-nos discordar. Isso não faz nenhum sentido. Pelo contrário. Os servidores públicos que ocupam postos de maior relevância são os que mais desviam dinheiro do Estado. E isso é fácil de explicar: são os que estão em postos de comandos. A respeito do envolvimento de traficantes com Auditores da Secretaria da Fazenda o Estado do Ceará, confiram a notícia encontrada no site do Jornal Dário do Nordeste:

“A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (19), a ‘Operação Publicanos’ com o objetivo de investigar uma possível associação criminosa entre traficantes e auditores da Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE). Estão sendo cumpridos, ao todo, 8 mandados de busca e apreensão em Fortaleza, no município de Aracati e em Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte.

Além dos mandados, foi dado cumprimento à determinação judicial de afastamento do exercício das funções do auditor administrador do posto fiscal e de um servidor terceirizado.

De acordo com o delegado Wellington Santiago, titular  da Delegacia Regional do Combate ao Crime Organizado, que investiga o caso, na residência dos suspeitos, a PF apreendeu pendrives, cd´s e computadores. O material eletrônico será investigado. Os envolvidos podem responder pelos crimes de associação ao tráfico, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.’

            Hoje não temos a menor dúvida de que a corrupção é a pior praga que existe no Brasil. É através dela que se instalou o caos no serviço público. E como podemos ver agora, ainda favorece o tráfico de droga, uma mazela que aflige o sossego de milhões de famílias, sem falar nos incontáveis crimes que causa em torno dela. Informou ainda o Jornal:    

“Conforme o delegado, o auditor  e o servidor da Sefaz, suspeitos de estarem envolvidos no esquema, foram ouvidos na manhã desta sexta-feira e liberados. Os nomes dos suspeitos não poderão ser revelados, pois o caso corre em segredo de Justiça.

Segundo a PF, as investigações iniciaram, no mês de setembro deste ano, após a apreensão de 2,5 toneladas de maconha em um esquema de tráfico internacional de drogas. A carga teria sido detectada por auditores fiscais e liberada após pagamento de R$60 mil.

Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara da Comarca de Aracati e os nomes dos suspeitos não foram divulgados, pois as investigações seguem em segredo de Justiça. A redação do Diário do Nordeste tentou o contato com a direção da Sefaz e com a PF, mas as ligações ainda não foram atendidas.”

            E aqui não há justificativa de que o servidor se vendeu porque é mal remunerado. Não é esse o caso. Esses sujeitos são muito bem remunerados. E se agem assim, liberando cargas de traficantes de drogas, imagem o que não fazem com outras cargas de mercadoria. Ou seja, o Estado paga um servidor para trabalhar contra os interesses da sociedade. Isso é uma misera sem precedentes.

Nenhum comentário: