segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

CORRUPÇÃO AFUNDA A PETROBRAS. CREDORES PODEM DECLARAR CALOTE POR ATRASO NA DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS DA ESTATAL



O mega esquema de corrupção na Petrobras pôs esta numa situação extremamente delicada. Primeiro o impacto no seu balanço do alto montante desviado. Segundo a situação de descrédito na qual se viu a companhia mergulhada de um momento para outro. E agora, além das ações que foram propostas nos Estados Unidos, surgiu essa outra ameaça dos credores da companhia no sentido de declarar o seu calote por atraso na divulgação dos resultados do balanço do terceiro trimestre deste ano. A respeito do assunto, confiram a notícia encontrada no site da Uol Economia:

“RIO DE JANEIRO, 29 Dez (Reuters) - A Petrobras poderá entrar em default (calote) técnico em algumas de suas dívidas externas a partir de terça-feira (30) se credores aderirem a uma campanha para forçá-la a acelerar as possíveis baixas contábeis devido ao gigante escândalo de corrupção que envolve a petroleira.

A campanha, que está sendo conduzida pelo fundo Aurelius Capital, sediado em Nova York, aplica-se apenas a US$ 54 bilhões de títulos da Petrobras regidos pela lei dos Estados Unidos, no Estado de Nova York.

Aurelius, um fundo ‘abutre’ ou de ‘dívida desvalorizada’, está pedindo aos investidores que coloquem a empresa em default como ‘medida de precaução’, segundo uma carta de 29 de dezembro da empresa, lida pela Reuters.

Sob os termos desses títulos, a Petrobras é obrigada a fornecer as demonstrações financeiras do terceiro trimestre no prazo de 90 dias após o fim do trimestre, neste caso nesta segunda-feira, 29 de dezembro.

A Petrobras não publicou suas contas porque denúncias de suborno envolvendo a estatal levantaram dúvidas sobre o verdadeiro valor de seus ativos.”

            Essa situação é extremamente preocupante. Trata-se de algo muito grave para uma empresa do porte da Petrobras, que sempre deu motivos para orgulho de todos nós brasileiros. O descaso com a coisa pública no Brasil é tamanho que nada mais nos surpreende. O episódio da compra da refinaria de Pasadena, por um preço várias vezes maior do que o de mercado, só demonstra como as coisas funcionam no nosso país.

É uma lástima. Parece que os nossos gestores pouco se preocupam com o destino do povo e do país. E o pior: quando o povo pensava que com a eleição que levou o Partido dos Trabalhadores ao poder a corrupção iria acabar, estamos vendo no que deu. É triste, muito triste o que vem acontecendo. A Uol Economia informou ainda:

“Para a declaração de default ter efeito em qualquer um dos mais de 20 títulos da Petrobras governados pela lei norte-americana, pelo menos 25% de cada série de cada um dos bônus devem ter essa declaração.

Aurelius foi um dos principais membros de um grupo de investidores que se recusou a aceitar a reestruturação da dívida com a Argentina, levando o país aos tribunais.

A Petrobras, que inicialmente planejava liberar resultados no início de novembro, prorrogou o prazo para 31 de janeiro, após novas acusações de corrupção virem à tona, dizendo que tinha um acordo de investidores, mas não dando quaisquer detalhes.

A Petrobras não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

‘                                                                      Acreditamos que os detentores de obrigações deve imediatamente tomar a precaução prudente de dar uma notificação formal de default’, escreveu a diretora-gerente da Aurelius Eleanor Chan. ‘Enquanto um mero aviso de inadimplência não deve provocar uma crise, os credores não podem evitar uma crise apenas enterrando a cabeça na areia e aceitando garantias da Petrobras como uma certeza’.

Poucos têm sugerido que a Petrobras não será capaz de pagar as suas dívidas no curto ou médio prazo. A empresa tem enormes recursos de petróleo e o apoio do governo brasileiro, cujos representantes disseram que vão respaldar a companhia.

A Petrobras, no entanto, já está congelando fora dos mercados de capitais por causa do escândalo a partir das denúncias e corre perigo de perder o seu rating de grau de investimento, uma situação que iria reduzir o número de potenciais investidores e aumentar seus custos de empréstimos.

Um aviso de inadimplência exigirá que a Petrobras forneça demonstrações financeiras até o início de março ou enfrente pedidos de reembolso antecipado da dívida.

Mesmo que as questões não cheguem a esse estágio, a declaração irá aumentar a pressão sobre os executivos da Petrobras para negociar com os detentores de bônus e chegar a uma contabilidade crível dos custos do escândalo de corrupção, um acerto de contas que a Petrobras e a própria presidente, Maria das Graças Foster, disse poderia levar meses.

‘                                                                      ‘Se a Petrobras divulgar suas demonstrações financeiras do terceiro trimestre até o início de março, o default será curado’, disse Aurélio. ‘Se a Petrobras não divulgar seus dados financeiros do terceiro trimestre até o início de março, as causas subjacentes do atraso podem ser consideravelmente piores do que acreditamos hoje’.”
(Por Jeb Blount)

A política brasileira atingiu o ápice no que diz respeito ao descrédito perante os cidadãos decentes do país. O surgimento de Lula e do PT foram acontecimentos que marcaram profundamente a historia do Brasil, notadamente porque coincidiram com a fase de decadência do Regime Militar de 1964. Ao longo do tempo, o PT defendeu as bandeiras da Reforma Agrária, Justiça Social, democracia plena, decisões participativas, e, principalmente, o combate à CORRUPÇÃO. Infelizmente até agora não concretizou nenhuma das suas promessas. E a sensação que temos é que a corrupção só tem aumentado.  

Com esses ingredientes estão derretendo o patrimônio do povo brasileiro e pondo em xeque o serviço público. Aliás, o serviço público no Brasil há tempo que se encontra na UTI. É uma vergonha o atendimento que é oferecido em certos hospitais públicos. As escolas públicas, como foi mostrado recentemente no Fantástico, é outra grande vergonha. E a Segurança Pública, sobre esta não precisamos nem falar. Os exemplos que estão sendo mostrados diariamente pelos meios de comunicação, por si já dizem tudo. É uma lástima. E, infelizmente, o povo ainda não acordou.

Nenhum comentário: