terça-feira, 16 de dezembro de 2014

CORRUPÇÃO NA PETROBRAS. MP-RJ MOVE AÇÃO CIVIL PÚBLICA CONTRA A ESTATAL E PEDE A QUEBRA DO SIGILO BANCÁRIO E FISCAL DE GABRIELLI E DE RENATO DUQUE



           

      


            A Petrobras, que ao longo de muitos anos serviu de orgulho para todos nós brasileiros, tornou-se hoje um pesadelo, que envergonha todos aqueles que têm um pouco de brio e honestidade. Nunca poderíamos imaginar que um dia viveríamos um momento tão degradante como o que estamos presenciando na nossa empresa modelo. Além dos muitos episódio que estão sendo revelados pela Justiça Federal, através do competente Juiz Sérgio Moro de Curitiba, agora o Ministério Público do Rio de Janeiro também resolveu entrar na briga, com uma Ação Civil Pública contra a Petrobras e a Construtora Andrade Gutierrez por suspeitas de superfaturamento em contratos da estatal, com pedindo ainda de indisponibilidade de todos os bens e quebra do sigilo bancário e fiscal do ex-presidente da companhia, José Sérgio Gabrielli, e do ex-diretor Renato Duque. Vejamos a notícia a respeito encontrada no site da Uol Notícias Políticcas:

“O MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) informou nesta terça-feira (16) que entrou com uma ação civil pública contra a Petrobras e a construtora Andrade Gutierrez por suspeita de superfaturamento em contratos da estatal. Além disso, o Ministério Público pediu a indisponibilidade dos bens e quebra de sigilo bancário e fiscal do ex-presidente da companhia José Sérgio Gabrielli (entre 2005 e 2012) e do ex-diretor da estatal Renato Duque (2003-2012), além de outras seis pessoas. Duque já esteve preso na Polícia Federal de Curitiba por conta das investigações da operação Lava Jato.

Segundo a ação, quatro contratos firmados para a realização de obras da ampliação e modernização do Cenpes (Centro de Pesquisas) e implantação do CIPD (Centro Integrado de Processamento de Dados) da Petrobras, entre 2005 e 2010, foram superfaturados. O prejuízo estimado é de R$ 32 milhões aos cofres da Petrobras, ainda de acordo com a Procuradoria, que pediu a devolução da quantia desviada, a anulação dos contratos com a Andrade Gutierrez, e a condenação dos réus por dano moral coletivo.”

            A sensação que temos hoje é a de que a Petrobras passou de empresa modelo para empresa de conluio, prestando-se para enriquecer diretores, políticos e empresas corruptas, além de servir para financiar campanhas eleitorais de membros de partidos da base aliada. O fato é que, com as reiteradas denúncias de corrupção, a empresa está tendo prejuízos gigantes, o que por si só afeta todo o mercado brasileiro de ações do país. A esse respeito, noticiou o Jornal Nacional de ontem 15 de dezembro de 2014. Confiram:

“A preocupação dos investidores com as denúncias da  Petrobras derrubou as ações da empresa na Bolsa de Valores de São Paulo. As negociações com os papeis da companhia precisaram ser interrompidas durante o pregão desta segunda-feira (15).

Famosas por ser um investimento dos mais seguros e confiáveis, as ações da Petrobras tiveram um dos dias mais tensos dos últimos dez anos. Desde setembro de 2004, elas não caíam tanto.

O dia foi complicado, nervoso. As ações da Petrobras abriram em alta. Assim que abriu a bolsa de Nova York, os investidores estrangeiros começaram a se livrar das ações da empresa brasileira em massa.

A cotação desabou. Perto das 15h, atingiu menos 10% em relação ao preço de abertura. Aí, as negociações foram suspensas, paralisadas. A Bolsa esperou o mercado se acalmar e reabriu.

Reabriu, a cotação subiu um pouquinho e já foi para baixo outra vez. Pouco depois das 16h30, menos 10%, outra vez as negociações foram paralisadas e reabertas. Reabriu, subindo um pouquinho e atingiu a menor cotação do dia.”

            Como podemos ver, a empresa vive um momento de extrema delicadeza. E nós brasileiros, que somos os verdadeiros donos da companhia, não podemos assistir tudo calado como se nada nos dissesse respeito. Precisamos mostrar a nossa revolta e indignação e exigirmos que as autoridades apurem e punam com rigor todos os corruptos e corruptores. Chega de safadeza. Ninguém aguenta mais.

Um comentário:

talita morais disse...

É preciso que a sociedade,militares,orgãos públicos e particulares. TODOS, Comecem a entrar em ação de alguma forma.Inclusive os politicos sérios.NÃO PODEMOS CRUZAR O BRAÇO E VER A DESTRUIÇÃO DO BRASIL.