terça-feira, 27 de janeiro de 2015

PETROBRAS DESCOBRE MAIS PETRÓLEO EM TERRA NO CEARÁ.



             Se não fossem tantas as mazelas que afetam a credibilidade da Petrobras, essa nota que dá conta de novas descobertas de petróleo em terra no Ceará poderia ser considerada uma boa notícia. Segundo o Diário do Nordeste ,“A Petrobras descobriu novos indícios de petróleo em concessão que possui no território cearense. A notificação foi feita no último dia 19, à Agência Nacional de Petróleo (ANP) e trata-se de uma descoberta na Fazenda Belém, campo terrestre que se espalha pelos municípios de Icapuí, Aracati e Jaguaruana”.

            Pelo menos para o povo cearense e potiguar a notícia é animadora. A atividade da Petrobras nos dois Estados serve para fomentar a economia local, gerando emprego e renda.  

A Fazenda Belém localiza-se na Bacia Potiguar e abrange campos no Rio Grande do Norte e Ceará. Segundo informou ainda o Diário do Nordeste, de conformidade com informações da ANP, a descoberta foi feita no poço denominado 3BRSA1277CE. Essa é a segunda notificação de descoberta no mesmo poço em dois meses, uma vez que em outubro de 2014, a estatal já havia notificado a agência de outra descoberta no poço 3BRSA1275CE, também na Fazenda Belém. Sobre a descoberta na Fazenda Belém informou ainda o Jornal Diário do Nordeste:

“As descobertas na Fazenda Belém podem ajudar a recuperar a produção no campo, que já sofreu redução de 45%, do volume explorado entre os anos de 2009 e 2013.

Por já ser uma área de exploração madura, de vários anos, a queda é considerada normal. Entretanto, a Petrobras está buscando recuperar a produção na área, com um projeto iniciado em março do ano passado, que prevê a perfuração de 72 novos poços no campo .

Além de elevar a produção e o fator de recuperação, a petrolífera pretende agregar reservas com essas novas perfurações. O volume de petróleo recuperado na Fazenda Belém voltou a crescer em outubro do ano passado e, de janeiro até novembro, já acumulava incremento de 4,9% sobre o mesmo período de 2013.

Caso o mês de dezembro tenha mantido bons resultados - os dados ainda não foram divulgados pela ANP -, o campo reverterá a tendência de declínio, mas ainda estará distante dos volumes registrados em 2003, quando foram produzidos 996,7 mil barris de petróleo. Nos nove primeiros meses do ano passado, a produção terrestre foi de 369,7 mil barris.”

            Com notícias como essa, ficamos a pensar que é uma pena que uma empresa como a Petrobras, que tem tanto a fazer em prol do Brasil, esteja envolvida em tantos escândalos de corrupção, tudo por conta de interesses escusos de políticos e gestores não comprometidos com o interesse do povo e do país. Eis aí por que todas as denúncias de corrupção na empresa precisam ser criteriosamente investigadas e os envolvidos, corruptos e corruptores, punidos com todo o rigor da lei.


Um comentário:

Anônimo disse...

É desanimador passar em um concurso público para uma empresa como a Petrobrás e no outro dia ver estampado no jornal que ela tem uma probabilidade de 32% para "quebrar".