segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

AGRONEGÓCIO. EM 2014 A PRODUÇÃO BRASILEIRA DE CARNE DE FRANGO CRESCEU 3,11% EM RELAÇÃO A 2013



 "A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informa que a produção brasileira de carne de frango totalizou, no ano passado, 12,691 milhões de toneladas, resultado 3,11% superior ao total produzido pelo setor em 2013, quando foram registradas 12,308 milhões de toneladas." (http://www.portaldoagronegocio.com.br).


No tocante ao complexo brasileiro de carnes, a avicultura é considerada por muitos como a atividade mais dinâmica. O desenvolvimento dessa atividade, segundo notícia da wikipedia.org/wiki/Avicultura, “... ocorreu a partir do final da década de 1950, nos estados da Região Sudeste, principalmente em São Paulo. As primeiras matrizes foram importadas e desembarcaram no extinto Estado da Guanabara, e em seguida e por ordem, Rio de Janeiro, São Paulo e num segundo momento em Santa Catarina.”

 Na década de 1970, quando o agronegócio brasileiro sofreu uma profunda reorganização, a avicultura passou a ser liderada pelos estados de Santa Catarina e Mato Grosso, devido a proximidade dos centros produtores do milho e da soja, principais insumos para a produção de frangos vivos. Dali em diante, a produção de franco não parou mais de crescer, tornando-se uma importante fonte de alimento para toda a população brasileira. A respeito da produção de frango, confiram a notícia encontrada no site http://www.portaldoagronegocio.com.br:

“Com este número – que foi consolidado juntamente com a Associação Brasileira dos Produtores de Pintos de Corte (APINCO) – a ABPA concluiu que o consumo per capita de 2014 chegou a 42,78 quilos, resultado 2,2% maior em relação ao índice registrado no ano anterior, que foi de 41,87 quilos/habitante/ano.

De acordo com o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, o dado confirma as previsões de moderada elevação indicadas pela ABPA no ano passado, dentro de um cenário de mercado ajustado na relação oferta e demanda.

“Houve uma transferência de consumo no mercado de proteína devido aos elevados preços da carne bovina, que atingiram patamares históricos no ano passado’, explica.

Além disto, os eventos internacionais realizados no país em 2014 contribuíram para o aumento dos volumes produzidos.

‘A elevação dos níveis de consumo também foi influenciada pela grande presença de turistas no país em 2014, com a realização da Copa do Mundo em nosso território’, completa Turra. Conforme números da EMBRATUR, cerca de 1 milhão de estrangeiros visitaram o país no período da Copa.”

A produção de frango de corte no Brasil tem se modernizado cada vez mais, devido à necessidade de redução de custos e de aumento de produtividade, como meio para não perder competitividade em nível mundial. Em razão disso, a criação de aves tornou-se uma das mais organizadas e produtivas do mundo,  sendo hoje o Brasil o maior produtor do planeta, destacando-se das demais criações pelos resultados alcançados, não só em produtividade e volume de abate, como também no desempenho econômico, contribuindo de forma significativa para a economia do Brasil. A alta produção interna de grãos, como o milho e a soja, e as pesquisas da Embrapa de melhoramento genético, talvez sejam os fatores que mais contribuem para que para o plantel permaneça em constante evolução.

Nenhum comentário: