terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

EX-MINISTRO DO STF, JOAQUIM BARBOSA, DIZ NO TWITTER QUE É UM CIDADÃO LIVRE.



            Aqui no Brasil paga-se muito caro para exercer com dignidade uma função pública relevante. O maior exemplo disso vem do ex-ministro Joaquim Barbosa, e agora como estamos vendo, do Juiz Federal Sérgio Moro. O mundo político está acostumado a moldar as coisas ao seu modo. O que é, convenhamos, um grande pecado. Defendemos o ex-ministro Joaquim Barbosa, o Juiz Federal Sérgio Moro e qualquer outro que trabalhe em prol do combate a essa praga chamada corrupção. Sobre o que falou o ex-ministro Joaquim Barbosa, confiram notícia encontrada no site do Jornal O Povo:

“O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa recorreu novamente à sua conta na rede social Twitter para se defender das reações às suas recentes postagens, em que sugeriu a demissão do ministro da justiça, José Eduardo Cardozo. Barbosa disse que hoje é um cidadão livre e que seus críticos "fingem" não saber disso.
‘Cidadão livre’: livre das amarras do cargo público. Cidadão na plenitude dos seus direitos, pronto para opinar sobre as questões da 'Pólis’, afirmou ele, há pouco, em seu perfil no twitter.

Barbosa, que se aposentou antecipadamente do STF em julho último, citou ainda a expressão ‘plumes-à-gage’, que, em tradução aproximada, indica quem escreve a serviço de alguém, para se referir aos ‘furiosos’ com os seus comentários e sugeriu a eles ‘serem livres!’. ‘Às 'plumes-à-gage' furiosas com meus comentários: experimentem ser livres! Sei que isso seria extremamente penoso e "custoso" para vocês", afirmou ele.

            O Brasil precisa de muitos cidadãos competentes e honrados como o ex-ministro Joaquim Barbosa. A passagem dele pelo Supremo Tribunal Federal foi coroada de êxito. Esperamos agora que outros façam como ele, honrando o cargo e a função pública que ocupam. Felizmente o Juiz Federal Sérgio Moro tem desempenhado bem o seu trabalho a frente da Operação Lava-Jato. É possível que venha a ter muitos problemas no futuro, por isso que precisa do nosso apoio. Segundo ainda o Jornal O Povo:   

“Na madrugada de hoje, Barbosa já tinha se manifestado sobre a relação entre advogados e políticos. Ele defendeu o fato de advogados em processos criminais recorrerem ao juiz quando identificarem "excessos/deslizes" da polícia. ‘Nunca a políticos!’, disse o ex-ministro do STF. Barbosa afirmou que os que recorrem à política para solucionar questões relacionadas ao âmbito jurídico não buscam a justiça. "Buscam corrompê-la. É tão simples assim", acrescentou.

As críticas a advogados de defesa que recorrem a políticos foram feitas três dias após Barbosa defender a demissão de Eduardo Cardozo. ‘Nós, brasileiros honestos, temos o direito e o dever de exigir que a presidente Dilma demita imediatamente o Ministro da Justiça’, escreveu ele.

As declarações do jurista se dão em meio a informações divulgadas pela revista Veja de que Cardozo teria se encontrado com advogados que defendem empresários envolvidos no suposto esquema de desvio de recursos da Petrobras, investigado pela Operação Lava Jato. As reuniões não teriam sido publicadas na agenda oficial do ministro, o que levou a oposição a criticar a falta de transparência de Cardozo na condução dos encontros. Cardozo negou que tenha tratado da Lava Jato com advogados. (colaborou Mário Braga - mario.braga@estadao.com)”

            O ex-ministro fala com muita coerência e conhecimento dos fatos, principalmente quando afirma que muitos advogados, em vez de recorrem ao Juiz da causa, recorrem aos políticos. E de fato isso é verdadeiro. As demandas que se encontram na Justiça devem ser resolvidas pelo Juiz do feito à luz do Direito, não pela interferência indevida de quem quer que seja.    

3 comentários:

Unknown disse...

Homem honrado, de caráter elevado, e comportamento sem lisura alguma. Joaquim Barbosa, tem nossa admiração, respeito, e desejamos ser seu reflexo!

Ótima explanação, dr Cassiano, como sempre, seus textos são delicioso de ler!Parabéns!

Unknown disse...

Concordo co os predicativos utilizados pela Ângela Camolese, mas, lamentavelmente,no Brasil se você não se corrompe fica fora do esquema. O Ex-Ministro tem a seu favor uma identidade construída por muita luta ele sabe o quanto custou para ele ser clamado de homem honrado e de coragem e certamente não se deixará abater perante pressões continuas, pois será assim vigiado e perseguido por ser honesto e conservar valores. Parabéns Sr. Cassiano, texto reflexivo, atrativo e informativo

Ed Garcia disse...

APOIADO.