quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

PETROBRAS. CRISE LEVA GRAÇA FOSTER E MAIS CINCO DIRETORES



            Depois de tantos bombardeios da imprensa, não sabemos como a presidente Dilma ainda segurou a diretoria da Petrobras por tanto tempo. Finalmente, são anunciadas as saídas da presidente da empresa e de mais cinco diretores. E vejam que incoerência: não foram demitidos. Renunciaram aos cargos, segundo noticiado. Confiram a notícia divulgada no site http://economia.uol.com.br:   

“A presidente da Petrobras, Graça Foster, e outros cinco diretores renunciaram aos seus cargos. A informação foi divulgada pela estatal em comunicado aos investidores nesta quarta-feira (4).

O Conselho de Administração da Petrobras (PETR3PETR4) já informou que vai se reunir na sexta-feira (6) para eleger novos executivos.

A saída da diretoria acontece em meio a um escândalo bilionário de corrupção, investigado pela operação Lava Jato, e à dificuldade da atual gestão da companhia para quantificar os prejuízos com fraudes em contratos de obras durante anos.

Graça Foster foi a primeira mulher a ocupar o posto mais alto no comando da estatal. Ela assumiu em fevereiro de 2012, substituindo José Sergio Gabrielli. Nascida em Caratinga (MG) e criada no Rio, no Morro do Adeus, a engenheira ingressou na Petrobras como estagiária, em 1978, e foi diretora de Gás e Energia, em 2007.

O nome da executiva foi diretamente envolvido nas denúncias de corrupção na estatal em dezembro, quando a ex-gerente de Abastecimento da Petrobras Venina Velosa da Fonseca disse, em entrevista, que alertou pessoalmente a presidente da empresa sobre irregularidades de que teve conhecimento.”

            O que esperamos agora é que o Governo tenha um pouco de sensibilidade e respeito pelo povo brasileiro e nomeie uma nova diretoria de pessoas honestas, competentes e comprometidas. Não é possível que os novos integrantes da cúpula da empresa sejam escolhidos por critérios políticos, indicados por partidos que querem continuar desviando o dinheiro do povo em prol de interesses escusos. Vamos ficar atentos, denunciar e exigir que as nossas leis sejam respeitadas. Chega de pilantragem. Segundo ainda notificou a Uol Economia:

“O governo busca um executivo para comandar a estatal que preferencialmente seja ligado ao setor de petróleo, afirmou à agência de notícias Reuters na terça-feira uma fonte do governo. O objetivo é ter uma nova diretoria composta por nomes do mercado e também da empresa, disse a fonte.

A presidente Dilma Rousseff procura definir ainda em fevereiro o nome para comandar a estatal.

Segundo a ‘Folha’, o ex-presidente Lula deve sugerir a Dilma o nome do ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles para a vaga de Graça Foster.”

            O nome do Henrique Meireles parece ser cogitado por muitos especialistas. Só não entendemos por que o ex-presidente Lula ainda está metido nessa história. Depois de tudo que já aconteceu no seu Governo, ele faria melhor negócio ficando distante dessa história. Seria um desgaste a menos.     

            A nova diretoria da Petrobras tem uma dura missão pela frente. Primeiro precisa encontrar uma maneira para recuperar a imagem da companhia que foi duramente afetada pelos últimos acontecimentos, e ainda tem a tarefa de apresentar o balanço do quarto trimestre de 2014 auditado até o fim de abril, já com baixas contábeis necessárias devido ao escândalo de corrupção.

Segundo ainda a Uol, “Caso não cumpra o prazo, a diretoria terá que conversar com credores para adiar os resultados.” Como se vê, a coisa é séria. E exige competência, honestidade e compromisso, qualidades poucas afeitas a muitos dos nossos políticos, que preferem indicar para cargos nas estatais pessoas que tenham compromissos com falcatruas e imoralidades. Vamos aguardar os passos do Governo.


Nenhum comentário: