sexta-feira, 10 de julho de 2015

AGRONEGÓCIO SURPREENDE. IBGE PREVÊ SAFRA 6,7% MAIOR DO QUE A DE 2014, ALCANÇANDO 205,8 MILHÕES DE TONELADAS



            O agronegócio brasileiro, apesar da crise na economia, não para de crescer. E o mais surpreendente é que o aumento na produção não é decorrência da expansão da área plantada, mas principalmente de ganhos de produtividade. A respeito dessa matéria, vejamos o que encontramos no site do Globo Rural:                

“A sexta estimativa de 2015 para a safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas totalizou 205,8 milhões de toneladas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O valor ficou 6,7% acima do número obtido em 2014 e 0,7% superior à avaliação de maio.

De acordo com a pesquisa, a estimativa da área a ser colhida é de 57,5 milhões de hectares, uma alta de 1,9% frente à área colhida em 2014, com diminuição de 45.827 hectares em relação ao mês anterior (-0,1%).”

            Como podemos ver, enquanto a área plantada tem uma estimativa de aumento de tão somente 1,9%, o crescimento da produção é previsto para 6,7%, mostrando que os nossos produtores investem em tecnologia do campo. E é isso que faz com que os produtos brasileiros consigam competitividade no mercado internacional. E a maior prova dessa nossa afirmação, comprova-se pelo ganho de produtividade na soja, o principal produto agrícola da pauta de exportação do Brasil. Sobre o assunto nos informa o Globo Rual:

“Os três principais produtos desse grupo: arroz, o milho e a soja, somados, representaram 91,9% da estimativa da produção e responderam por 86,1% da área a ser colhida. Na comparação com o ano anterior, houve avanço de 5,5% na área da soja, de 0,8% na área do milho. Na área de arroz, houve redução de 3,5%. No que se refere à produção, houve acréscimos de 1,9% para o arroz, 11,6% para a soja e de 2,0% para o milho.”

            E o bom da estimativa do IBGE é que a Região Nordeste tem se tornado produtora de cereais, leguminosas e oleaginosas, com estimativa de produção para 2015 de 18,1 milhões de toneladas, ficando pouco abaixo da Região Sudeste, cuja produção é estimada em 18,7 milhões de tonelada. Essa informação encontramos no site do Globo Rural:

“Na análise regional, o volume da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas apresentou a seguinte distribuição: Centro-Oeste, 85,7 milhões de toneladas; região Sul, 77,4 milhões de toneladas; Sudeste, 18,7 milhões de toneladas; Nordeste, 18,1 milhões de toneladas, e Norte, 6,0 milhões de toneladas.”

            E é por resultados animadores como esses que o IBGE nos mostra que ainda podemos acreditar no futuro do nosso país. O Brasil, como um dos maiores produtores de alimento do planeta, jamais poderá ser considerado como um país de categoria inferior.  


Nenhum comentário: