terça-feira, 24 de novembro de 2015

AS EXPORTAÇÕES DO AGRONEGÓCIO CRESCEM COM A DESVALORIZAÇÃO DO REAL. O BRASIL LIDERA VENDAS DE SOJA NO MERCADO MUNDIAL





            A soja brasileira, por anos seguidos, tem liderado as exportações do agronegócio, que vende como nunca para o mercado mundial, notadamente para a China, que se destaca pelo grande volume de aquisições. A respeito do assunto, vejamos o que diz a notícia encontrada no Site do Globo Rural:

“As importações de soja brasileira pela China cresceram 47,2% em outubro ante o mesmo mês de 2014, para 3,88 milhões de toneladas, mas recuaram ante o volume de setembro, segundo dados recentes da alfândega chinesa.

Em setembro, as importações chinesas do produto brasileiro tinham somado 5,1 milhões de toneladas. A disponibilidade de soja do Brasil está menor, após o país já ter escoado a maior parte de sua safra recorde.

No acumulado do ano até outubro, as importações de soja do Brasil pelos chineses aumentaram 18%, para 36,9 milhões de toneladas.”

            Como podemos comprovar, tão somente para o mercado chinês o Brasil havia exportado até outubro deste ano 36,9 milhões de toneladas de soja. É, indiscutivelmente, um volume fantástico de produção. É por isso que o nosso País é hoje o maior exportador de soja do mercado internacional. E,  por incrível que pareça, com a desvalorização do Real frente ao Dólar, as exportações do agronegócio tendem a aumentar de volume, já que os nossos produtos passaram a custar menos no mercado externo. E a China continua sendo ainda o mercado que mais compra a soja brasileira. Essa afirmação é confirmada pela Globo Rural que nos informa:    

“A China é o maior importador global de soja, enquanto o Brasil é o maior exportador da oleaginosa.

Os embarques da Argentina também avançaram em outubro na comparação anual, para 919 mil toneladas, alta de cerca de 30%.

A desvalorização do real e do peso argentino ante o dólar tem melhorado a competitividade dos grãos da América do Sul no mercado internacional, especialmente ante o produto dos Estados Unidos.”

            A Argentina, muito embora tenha tido em 2015 um avanço significativa nas vendas de soja para o mercado chinês, mesmo, assim, o volume de soja exportado ainda pode ser considerado inexpressivo, quando comparado com o montante de negócios realizado pelo Brasil. O Brasil é líder indiscutível de vendas da oleaginosa no mundo. Informa ainda o Globo Rural:  

“As importações de soja dos EUA, que acabam de finalizar a colheita, tendem a avançar nos próximos meses, à medida que a oferta na América do Sul fica mais escassa.

Em outubro, as chegadas do grão norte-americano na China cresceram mais de 100%, para 512 mil toneladas, mas ainda ficaram em volumes relativamente baixos frente ao produto de outras origens.

As importações de soja pela China de todos os destinos somaram 5,5 milhões de toneladas em outubro (alta de 34,8%), enquanto no acumulado do ano avançaram 14,6%, para 65,2 milhões de toneladas.”

            O fato é que, enquanto a China permanecer crescendo, não falta mercado para a soja brasileira. Mas o agronegócio brasileiro não se destaca só na produção de soja. O Brasil é líder mundial também de produção de café, de cana-de-açúcar e de carne de franco. Em matéria de agronegócio, somos um “gigante pela própria natureza”.

Nenhum comentário: